Notícia no detalhe
Saúde vai descentralizar atendimento a pacientes com tuberculose
A Prefeitura de Campos segue trabalhando a política de descentralização na área de saúde e, após o Hiperdia (Programa Municipal de Prevenção à Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) e as consultas do Climatério, que deixaram de ser feitas apenas no Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM), agora, chegou a vez da tuberculose. Nesta quinta-feira (04), foi realizada uma reunião no auditório multimídia do Hospital Geral de Guarus (HGG) para tratar do assunto. A reunião contou com a participação do Superintendente de Saúde Básica, Roberto Voguel, e de representantes da Secretaria Estadual de Saúde. Ficou definido que, em um curto prazo, o primeiro atendimento a pacientes com tuberculose passará a ser na Unidade Básica de Saúde (UBS).
Segundo Voguel, o paciente das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vai ser encaminhado para o Centro de Referência da Tuberculose onde terá um atendimento considerado mais complexo, como os exames. A partir daí, todo o acompanhamento será feito pelo médico do posto. De acordo com ele, o primeiro passo é a capacitação da equipe da UBS. A previsão é de que a descentralização do atendimento a pacientes com tuberculose seja implantado neste semestre. “Talvez não em todas as unidades, mas ocorrerá de forma gradativa”, adiantou.
A descentralização do atendimento e de serviços é uma das políticas da Secretaria Municipal de Saúde para continuar garantindo a melhoria da assistência à população. A descentralização teve início em 2009 e, desde então, a prefeitura ampliou, por exemplo, o número de pólos do Hiperdia, aumentando de três para 14. As consultas de climatério deixaram de ser feitas apenas no Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM) e passaram a ser feitas em todas UBS.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 20:39:08 FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
- 23/03/2026 17:59:47 Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
- 23/03/2026 17:29:07 Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
- 23/03/2026 16:38:53 Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
- 23/03/2026 16:29:17 Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
2303 17h59Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
2303 17h29Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
2303 16h38Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
2303 16h29Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















