Moradores de Santa Ana e localidades adjacentes prestigiaram, na noite dessa quarta-feira (27), a solenidade de lançamento das obras de recuperação da Estrada do Matutu, que liga Santa Ana à localidade do Km 13 da BR 101, no 7º Distrito Travessão de Campos. Para comemorar o que muitos classificaram como “a realização de um sonho”, houve queima de fogos de artifícios e declarações de agradecimento por tão importante obra para a locomoção da maioria dos moradores que trabalham em Guarus e no Centro de Campos.
Para realizar a obra de recuperação da estrada, que implica em reparos em diversos pontos da base da pista e recapeamento asfáltico e sinalização viária na extensão de 11,5 km, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, investe R$ 8,8 milhões. Após a realização da obra, o percurso entre Santa Ana e o Centro da cidade, que atualmente é feito por vans com duração de até duas horas, devido ao estado precário da estrada, será reduzido para cerca de 50 minutos, conforme relata a moradora Carolyne Muniz Frazão, que optou por adquirir uma motocicleta para trabalhar em Campos.
“Moro em Santa Ana há três anos e, quando vim morar aqui, a estrada já estava abandonada havia anos. No horário de pico, muitas vezes, as vans que levam quase duas horas daqui até Campos deixam de fazer o horário porque o veículo pesado bate nos buracos e quebra. Trabalho num hospital particular em Campos e meu marido passou a me levar de carro para eu não perder o horário do trabalho. Mas nosso carro passou a quebrar por causa dos buracos. Compramos uma moto para eu trabalhar, mas, mesmo assim, é perigoso, porque derrapa nos buracos e provoca quedas. Por isso, estamos comemorando com fogos, porque essa obra tão esperada é a realização de um sonho”, relatou Carolyne Frazão.
Mara Fiúza relata que mora em Santa Ana há 43 anos e gosta da localidade porque os moradores são pessoas de bem e se importam uns com os outros, mas havia o senão da estrada abandonada pela gestão passada da Prefeitura. Ela ressalta que “a obra tão sonhada é motivo de muita comemoração”.
“Moro aqui em Santa Ana há 43 anos, desde que nasci e gosto do lugar, mas esperava, como todos, a melhora dessa estrada. A maior parte das pessoas trabalha em Campos, em Guarus e em Travessão. Alguns jovens estudam nas faculdades em Campos e muita gente que sai tarde do trabalho tem dificuldade para voltar para casa por causa do estado da estrada. O Uber nem faz mais corrida para Santa Ana, e tem horários que os motoristas de vans não fazem, porque é horário de van lotada e, com certeza, quebra. Muitas pessoas optaram por comprar moto, mas estão se acidentando nos buracos. Fizemos reivindicação ao prefeito quando ele veio inspecionar a obra da Estrada de Mundéus e passou por aqui. Ele prometeu que, assim que fosse possível, faria e cumpriu. Hoje, ele veio lançar a obra e garantiu que vai entregar uma estrada nova e a gente acredita, porque tem cumprido o que tem prometido”, relatou Mara Fiúza.
O motorista de van Ronaldo Rodrigues Barreto passava na localidade no momento da celebração do lançamento da obra. Abordado sobre o que representa a recuperação da Estrada do Matutu para motoristas dos veículos de passageiros, ele não se conteve de satisfação e foi efusivo na comemoração.
“Essa obra é uma bênção de Deus para os motoristas, principalmente para aqueles que trabalham tendo que cumprir horários. Há anos eu brigo com os buracos que quebram constantemente a van. Depois que essa estrada ficar lisinha, igual às outras duas que a Prefeitura já recuperou nessa região, eu posso afirmar que essa obra vai ser um empurrão abençoado nos carros que vão se movimentar mais soltos, sem marchas lentas e sem solavancos destruidores de suspensão, molas, pivôs e rolamentos. Vai ajudar muito os motoristas e os passageiros que vão chegar mais rápido aos destinos. Como eu disse: essa obra vai ser um empurrão abençoado para todos”, comemorou Ronaldo Rodrigues.