Notícia no detalhe
67ª Prova Ciclística de São Salvador neste sábado
Já está tudo pronto para a 67ª Prova Ciclística de São Salvador. A segunda prova mais tradicional do Brasil e, também, a segunda mais antiga, será realizada pela Fundação Municipal de Esportes (FME) em parceria com a Federação Estadual de Ciclismo do Rio de Janeiro (Fecierj) e o Clube Duas Rodas, em Campos, dentro da programação do Padoreiro da cidade. A prova, que faz parte do calendário nacional da categoria, tem ainda a supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo.
Mais uma vez, a competição será válida para o Ranking Nacional de Ciclismo Estrada. A competição trará para Campos atletas de todas as partes do Brasil, além de competidores de outros países. No ano passado, atletas da Argentina, Portugal e Peru participaram da disputa.
A 67ª edição da prova percorrerá o mesmo circuito dos anos anteriores com a largada em frente à Câmara Municipal. Os ciclistas começarão o trajeto na Avenida Alberto Torres, seguem pela Praça 5 de Julho, em frente ao prédio da Secretaria de Educação, entram na Rua Tenente Cel. Cardoso, seguem depois pela Beira Valão e voltam para a Alberto Torres, passando sob o viaduto da Ponte Rosinha Garotinho. As provas começam às 7h30 com os cadeirantes (que completam 33 anos de prova) e seguem nas categorias Feminino; Montain bike; Master C e Escolinhas; Master A ; Master B; Regional; e finalmente na categoria Elite. A previsão inicial é de que a última e principal categoria comece às 13h.
Em Campos, desde o início da manhã, o presidente da Fecierj, Cláudio Santos falou sobre a expectativa para mais uma São Salvador. “A população, a imprensa e todos podem esperar uma prova ainda melhor que a de 2010. Estamos preparando uma competição de alto nível, assim como foi o Tour do Rio, Campos e a Prova de São Salvador merecem”, destacou Cláudio.
O presidente Magno Prisco também falou sobre a prova ciclística. “A população abraça a prova ciclística de São Salvador, o espetáculo será mesmo de alto nível, estamos trabalhando com várias secretarias a cerca de dois meses para que essa prova seja um sucesso”, finalizou Prisco.
Histórico - A Prova Ciclística de São Salvador nasceu em 1945, por iniciativa de Gerardo Maria Ferraiouli, o Patesko. Por sugestão de seu pai, Vicente Ferraiouli, Patesko realizou uma competição de ciclismo no dia do padroeiro da cidade. A primeira corrida nasceu naquele mesmo ano, 1945, e desde então, sempre foi disputada no dia 6 de agosto, de forma ininterrupta. Mais tarde, Patesko se transformaria no Chefe do Departamento de Ciclismo da Liga Campista de Desportos, entidade que organizava a prova. Anos depois, Patesko abraçaria, sozinho, a organização da prova, até 1994 quando passou o bastão.
A largada da prova era dada em frente ao Banco do Brasil e a chegada em frente à sede da antiga Prefeitura, na Praça São Salvador. No ano seguinte o percurso foi modificado. A prova passou a acontecer na Avenida Alberto Torres e Rua Tenente Coronel Cardoso. Esse percurso sofreu pequenas alterações a partir de 1994 para aumentar a segurança dos atletas e a visão do público.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2024 14:51:34 Após feriados, Hemocentro Regional de Campos registra grande queda nas doações
- 22/11/2024 14:26:15 Cia. de Arte Persona apresenta “A Cara do Brasil” sábado e domingo no Trianon
- 22/11/2024 12:40:53 Aberto período de cadastro de professores efetivos para Regime Especial de Trabalho
- 22/11/2024 12:27:32 Obra no novo Hemocentro Regional de Campos avança
- 22/11/2024 10:22:40 Campos lidera no atendimento a microempreendedores no estado do Rio
Após feriados, Hemocentro Regional de Campos registra grande queda nas doações
2211 14h26Cia. de Arte Persona apresenta “A Cara do Brasil” sábado e domingo no Trianon
2211 12h40Aberto período de cadastro de professores efetivos para Regime Especial de Trabalho
2211 12h27Obra no novo Hemocentro Regional de Campos avança
2211 10h22Campos lidera no atendimento a microempreendedores no estado do Rio
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação