A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) obteve importantes avanços no atendimento à população que vive em situação de vulnerabilidade. Programas, projetos e ações, como Restaurante do Povo, Social + Perto, Policlínica da Terceira Idade, foram importantes na garantia de serviços para a parcela mais vulnerável em 2023.
O secretário da pasta, Rodrigo Carvalho, destacou a realização de dois Casamentos Comunitários, Baile de Debutantes, aquisição de novos carros, implantação do programa Criança Feliz, Festival dos Estudantes e a conclusão da meta de 20 mil beneficiários do Cartão Goitacá — programa de transferência de renda no valor de R$ 200 — como marcas de 2023.
“Foi um ano muito difícil, enfrentamos muitos desafios, mas de forma técnica e cuidando das pessoas mais vulneráveis conseguimos ter êxito em todas as ações. Conseguimos garantir atendimento de qualidade e garantir direitos da criança ao idoso e seguiremos avançando no próximo ano”, comemora Rodrigo Carvalho.
Para 2024, o secretário adianta a implantação do programa de reforma habitacional “Nosso Lar” e a entrega do CRAS do Farol de São Tomé.
Existem duas portas de entrada para que a população seja atendida com diversos serviços. São elas: os 13 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e as três unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Por meio desses órgãos, pessoas em situação de vulnerabilidade social são incluídas em programas sociais e em equipamentos da Proteção Social Especial. Em 2023, por meio de cofinanciamento federal e estadual, a SMDHS, para fortalecer o atendimento aos usuários, entregou seis novos veículos, que foram distribuídos entre os acolhimentos municipais, sendo eles Casa de Passagem, Residência Inclusiva I e II, Lar Cidadão e o Abrigo Manoel Cartucho, além do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Em parceria com o Governo do Estado, o Restaurante do Povo também é um dos equipamentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. Reaberto há quase três anos, o Restaurante atingiu, em 2023, a marca de cerca de 1,3 milhão de refeições oferecidas todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, entre café, almoço e jantar. O Café do Trabalhador já ofertou mais de 500 mil unidades de kits de café da manhã nos núcleos de Guarus e Centro.
O programa Social + Perto também despontou de forma positiva em 2023. Em dezembro, na edição realizada no Km 13, o programa chegou à sua 40ª ação, somando mais de 18 mil atendimentos. Por meio do programa, a SMDHS oferta serviços nas áreas sociais, de saúde, beleza e recreação infantil nos mais diversos bairros, distritos e localidades que ficam fora da região central.
Os programas que atendem à primeira infância também tiveram destaque no ano de 2023. O Mãe Coruja, auxílio natalidade voltado para gestantes e puérperas que vivem em vulnerabilidade social, chegou à marca de 4 mil contempladas desde o seu lançamento, em abril de 2022. Criado por meio de lei municipal do prefeito Wladimir Garotinho, o programa entrega kits compostos por bolsa, banheira, mamadeira, luva, body, babador, casaquinho com capuz, toalha de banho, meias e macacão longo e curto.
Em 2023 também foi implementado no município o programa Criança Feliz, que acompanha o desenvolvimento de crianças durante a primeira infância, de 0 a 6 anos, por meio de visitas domiciliares. Lançado em abril, o Criança Feliz já tem 1.600 famílias sendo acompanhadas efetivamente.
Para dar suporte e ofertar serviços à população, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social possui “braços”, que são as subsecretarias. Uma delas é a Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, que tem seis equipamentos para a terceira idade. Um deles, o Clube da Terceira Idade de Conselheiro Josino, foi reaberto em 2023, devolvendo, aos idosos aulas de educação física, de dança e artesanato, fisioterapia, geriatria, entre outras.
Além dos idosos, os jovens também são atendidos pelos equipamentos, projetos e ações da SMDHS. Em 2023, a pasta inaugurou o Serviço de Acolhimento em República masculino, que é um espaço de moradia temporária para jovens com histórico de acolhimento infantil que completaram 18 anos. O projeto possibilita a reorganização e o planejamento de vida, com o objetivo de construir a própria autonomia. O Serviço de Acolhimento em República conta com dormitórios, cozinha, sala, banheiros e área de serviço. O equipamento tem capacidade de receber até seis acolhidos, que podem usufruir do espaço por um período de até três anos.