A Fundação Municipal de Saúde (FMS) chega ao final de 2023 celebrando mais um ano de avanços na saúde do município. A evolução vem ocorrendo desde o início de 2021, com a reorganização dos atendimentos, e passa pelo ano de 2022 com investimentos em estrutura e no novo parque tecnológico. As ampliações das unidades e da assistência à população seguem as diretrizes do plano de governo do prefeito Wladimir Garotinho e do vice Frederico Paes.
Entre as melhorias implantadas ao longo de 2023, destacam-se as obras de ampliação das unidades gerenciadas pela FMS, bem como aquisições de novos equipamentos, otimização dos atendimentos e diversas ações que proporcionaram uma melhor assistência, segurança, bem-estar e eficiência para os pacientes.
Hospital Ferreira Machado (HFM): Ações e obras
No HFM, obras e aquisições vêm sendo realizadas para fortalecer a estrutura hospitalar. A reforma e ampliação do pronto-socorro, incluindo a modernização da fachada com vidro espelhado, é uma delas. O projeto prevê a criação de 44 novos leitos. Foram adquiridos, ainda, equipamentos avançados como respiradores, desfibriladores e monitores cardíacos.
Além disso, o hospital recebeu bomba injetora para administração de contraste em exames de tomografia, novos aparelhos de ar condicionado e consultório odontológico portátil. Foi realizado, ainda, o primeiro ecocardiograma transesofágico em uma paciente com suspeita de infecção cardíaca. O hospital também celebrou dois anos sem pacientes nos corredores.
Graças ao Ferreira Machado, que atua como a principal unidade notificadora, enviando dados sobre acidentes, internações e óbitos relacionados ao trânsito, Campos alcançou a posição de maior notificador de acidentes de trânsito na Região Norte, a partir da colaboração de várias entidades e profissionais, conforme reconhecimento da Secretaria de Estado de Saúde, por meio da DANT (Doenças e Agravos Não Transmissíveis).
Hospital Geral de Guarus (HGG): Expansão e melhorias
O HGG, referência em urgência e emergência branca na Região Norte Fluminense, passa por obras de ampliação e reestruturação desde novembro de 2021, com previsão de conclusão em fevereiro de 2024. Recentemente, a unidade recebeu equipamentos para o novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI), como camas, monitores e centrais de monitorização.
A FMS também retomou o consultório odontológico emergencial para a população de Guarus, reforçando o compromisso com a saúde bucal.
Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Saldanha Marinho: Reformas e aquisições
A UPH da Saldanha Marinho está passando por ampla reforma e ampliação para se transformar na Clínica do Adulto. A obra segue avançando, com revisão das redes elétrica e hidráulica, novos pisos, forro, cobertura e a instalação de placas solares de energia fotovoltaica. A unidade terá quatro consultórios médicos, sala de ultrassom, eletro e raio-X, 24 leitos de internação, além de um Centro de Odontologia funcionando 24 horas.
Clínica da Criança: Referência em atendimento pediátrico
A Clínica da Criança, inaugurada em 20 de abril de 2022, comemorou o primeiro ano de funcionamento em 2023, registrando mais de 60 mil atendimentos. A unidade se tornou uma referência no atendimento pediátrico em Campos e região, funcionando 24 horas com uma equipe multidisciplinar especializada.
Obras: Reforçando a infraestrutura e ampliando serviços
Em 2023, a FMS entregou a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Farol de São Tomé totalmente revitalizada. A unidade, que funciona 24 horas, não recebeu apenas reparos na estrutura física, mas novos mobiliários. Houve, ainda, ampliação do horário de atendimento nas áreas de ortopedia e pediatria.
Outro avanço foi a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do HFM, com a abertura de oito novos leitos. Também foram abertos 24 novos leitos clínicos de pediatria no hospital.
Obras em andamento no Hemocentro Regional de Campos e Clínica de Hemodiálise
A obra da Clínica Regional de Hemodiálise “Amigos do Rim - Francisco Paes Filho” continua em ritmo acelerado. O projeto iniciado em 24 de agosto de 2023 visa transformar a unidade em uma referência no tratamento de pacientes renais para Campos e Região Norte Fluminense. A clínica, anexa ao HGG, está sendo planejada para atender até 60 pacientes simultaneamente, em três turnos.
As obras de construção do novo Hemocentro Regional de Campos (HRC), próximo ao HFM, também seguem avançando. A nova unidade contará com área para doação de sangue, coleta de sangue total, captação de doadores, triagem clínica, câmara fria, sala de controle de qualidade, sala de procedimentos e exames, salas administrativas, além de posto de enfermagem, transfusão pediátrica, sala de curativo, estrutura para atendimento a pacientes com doenças hematológicas, dentre outros.
Aquisições e investimentos relevantes
Ao longo do ano, a FMS realizou aquisições importantes, como 21 novos ventiladores pulmonares, que foram distribuídos entre o HFM, HGG e Hospital São José. Houve investimentos em equipamentos como poltronas para coleta de sangue no Hemocentro Regional, novos mobiliários para o Hospital São José e uma motocicleta 0 km para agilizar o transporte de exames clínicos entre as unidades hospitalares.
Avanços no atendimento e projetos inovadores
A FMS diminuiu em 61% a superlotação do pronto-socorro com a implantação do projeto “Lean nas Emergências” no HFM. O projeto visa reduzir a superlotação e melhorar a gestão nos serviços de urgência e emergência. O programa de aprimoramento de práticas de gestão é desenvolvido em colaboração com a equipe do Hospital Sírio-Libanês.
SAMU e ações para o futuro
O ano de 2023 também foi marcado pela chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Campos, que está em fase de implantação e vai regular o atendimento em oito municípios da região.
Para 2024, a Fundação planeja disponibilizar serviços de qualidade em todas as estações, começando pelo verão em Farol de São Tomé, com o projeto “FMS em Ação”.