O que era bom, a partir deste 2024, vai ficar melhor ainda para adolescentes e jovens em geral, usuários da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), que serão diplomados nos diferentes cursos na área da Tecnologia da Informação (TI) a serem oferecidos pelo órgão. A Prefeitura, por meio da Fundação, firmou parceria com a Empresa Cisco Academy — presente em 190 países —, que mantém o Programa Cisco Networking Academy. A Cisco é considerada uma gigante multinacional do segmento de TI, que, em parceria com instituições públicas, escolas, universidades, entre outras organizações sociais, oferece cursos e treinamentos de mercado para capacitar profissionais para atuar nas mais diversas carreiras da área relacionada às redes.
Todas as pessoas que fizerem os cursos ofertados pela FMIJ Cisco Academy terão certificado, muito bem visto no mercado, e, principalmente, com conhecimento tecnológico em áreas como Programação, Segurança da Informação, Empreendedorismo, Redes de Computadores, Internet das Coisas, entre outras. Os certificados atestam que a pessoa fez um curso que a capacita plenamente dentro da área de formação, reconhecido pelo mercado e pelos profissionais da área.
O presidente da FMIJ, Leon Gomes, explica que as pessoas que farão cursos e treinamentos pela Cisco Academy terão acesso a um ambiente com recursos pedagógicos, materiais didáticos traduzidos para o português, além de recursos multimídia, vídeos, apostilas, programas simuladores, acesso 24 horas e sete dias por semana, a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. E, ainda, possibilidade de ofertas de cursos presenciais e na modalidade EaD (Educação a Distância), na plataforma NetAcad.
“A Cisco possui cadastro de todas as pessoas que vão se qualificando. Os alunos acessam o seu ambiente e conseguem, dependendo de sua pontuação, até mesmo cartas de recomendação pela sua capacitação, além de a empresa possuir um banco internacional de formados. A grande preocupação da FMIJ, assim como uma de suas próprias missões, é preparar jovens para a vida”, acrescenta Leon Gomes.
NA PRÁTICA
Alunos e formandos terão acesso ao ambiente internacional de capacitação da Cisco Academy, podendo acessar em qualquer lugar do mundo, a partir de qualquer dispositivo conectado. O aluno que quiser se desenvolver, há oportunidades dentro da própria Academia, com validação de seus certificados de conclusão e a possibilidade de fazer provas de certificação. A Cisco possui o cadastro dos que vão se qualificando, assim como os alunos acessam o seu ambiente e conseguem, dependendo de sua pontuação, até mesmo cartas de recomendação, pela sua capacitação, além de possuir um banco internacional de formados.
A própria NetAcad aponta que, em torno de 95% de seus egressos conseguem oportunidades, além da continuidade de formação em diversos outros cursos e capacitações, inclusive, no próprio site NetAcad há uma parte sobre “Correspondência de Vagas”, onde a pessoa pode se inscrever, cadastrar seu currículo e ser visto por diversas outras empresas, entre elas, gigantes da tecnologia como Amazon, IBM, Verizon, entre outras.
EXPECTATIVA
Como a parceria é recente e a FMIJ se tornou uma Cisco Networking Academy há pouco tempo, o planejamento para iniciar as qualificações e disponibilização de turmas será a partir deste ano. Devido a grandes possibilidades que a própria estrutura da Cisco Academy oferece em cursos presenciais e nos que poderão ser ministrados à distância, além dos que são oferecidos na modalidade self-learning, há expectativa de possibilidade de capacitação em torno de 1 mil a 1,5 mil pessoas durante o ano, podendo ser ampliada, com possibilidade de ofertar capacitações para toda população de Campos.