Notícia no detalhe
Procon fiscaliza shoppings para compras do Dia dos Pais
O departamento de fiscalização do Procon/Campos vai atuar, a partir de segunda-feira (8), nos shoppings da cidade, com o objetivo de orientar os consumidores sobre as compras dos presentes para o Dia dos Pais. De acordo com a secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares, a operação tem caráter preventivo, visando garantir aos consumidores que seus direitos sejam preservados, mesmo com a intensa movimentação nas lojas.
- As eventuais irregularidades serão previamente corrigidas e os fornecedores que descumprirem as normas serão autuados, pois o órgão já vem sistematicamente orientando os lojistas sobre as suas obrigações. Após o longo trabalho desenvolvido por nossa equipe acredito que os fornecedores já se conscientizaram de que o cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor atrai e fideliza seus clientes - ressalta a secretária.
No período que antecede o Dia dos Pais é grande a comercialização de produtos eletrônicos, aparelhos celulares, roupas, calçados, perfumes e artigos esportivos. A secretária Rosangela Tavares alerta para os cuidados que o consumidor deve adotar na hora das compras. “Os produtos em vitrine devem ter todas as informações obrigatórias, como o preço à vista e as formas de pagamento. Nas vendas à prazo, é preciso verificar se existe taxa de juros, a quantidade de parcelas e o preço total a prazo. Além disso, a venda no cartão de crédito deve ter o mesmo preço para a venda em dinheiro”.
A secretária de Defesa do Consumidor orienta que a troca só é obrigatória nos casos em que o produto apresente vício insanável. O comerciante não é obrigado a fazer troca por tamanho, cor ou padronagem. “Quando o consumidor adquirir um produto e por liberalidade do comerciante ficar aberta a possibilidade de troca, este acordo deve ficar documentado, de preferência na própria nota fiscal”, orienta a secretária.
Confira o calendário de fiscalização do Procon nos shoppings:
Dias Horário Local Fiscais
08/08/11 9h. às 12h. Campos Shopping Álvaro Antônio e Vicente Yanine
08/08/11 14h. às 17h. Vips Center Álvaro Antônio e Rogério Ferreira
09/08/11 9h. às 12h. Centro de Compras da Pelinca Álvaro Antônio e Vicente Yanine
09/08/11 14h. às 17h. Boulevard Shopping Álvaro Antônio e Rogério Ferreira
10/08/11 9h. às 12h. Parquecentro Shopping Álvaro Antônio e Vera Lúcia
10/08/11 14h. às 17h. Shopping Av. 28 Álvaro Antônio e Vicente Yanine
11/08/11 9h. às 12h. Pelinca Square Álvaro Antônio e Rogério Ferreira
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
- 30/04/2025 08:48:54 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
3004 08h48Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18