Foram iniciadas, nessa quarta-feira (10), as aulas de Letramento Racial, curso promovido pela Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SIRDH), que é ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. A proposta do curso de Letramento Racial é informar e promover o aprendizado para a compreensão da linguagem, cultura e pensamento racista e antirracista. O curso, que é gratuito, faz parte do projeto Cursos de Verão 2024 da SIRDH.
O curso terá duração de quatro semanas e será dividido em temas. Ele será ministrado pela professora Mannueli Ramos, que é assistente social e membro do Movimento Negro Unificado do Estado do Rio de Janeiro (MNU-RJ). Nesse primeiro dia de atividade, a sala em que as aulas foram realizadas, na sede da subsecretaria, ficou lotada, com cerca de 100 pessoas. O tema abordado foi: “Racismo estrutural e o mito da democracia racial”, que teve como convidada a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Mariana Gino.
Estudante de pedagogia, Matheus Martins, de 25 anos, diz que a motivação para se inscrever no curso de Letramento Racial surgiu da ideia de poder combater o racismo por meio da educação.
Foto:Éder Souza / Divulgação
“Eu resolvi fazer o curso para ter mais posse do conhecimento. Como o racismo é tão estrutural no Brasil e a forma com que o sistema econômico funciona, a gente que é negro se coloca à mercê do que a sociedade diz e pode proporcionar, mas esquece do que pode conquistar, que a gente também pode ser objeto de transformação. O aprendizado daqui vai me ajudar bastante para que eu leve o conhecimento para a sala de aula quando eu for um profissional da educação”, disse o estudante.
A pedagoga Kissila Gonçalves, que trabalha como vice-diretora da Escola Municipal José do Patrocínio, na Penha, pontua que quer se aprofundar no tema para levar informações e práticas antirracistas aos seus alunos.
Foto:Éder Souza / Divulgação
“Eu convivo com crianças e adolescentes diariamente. Esse tema é discutido sempre, mas eu resolvi me aprofundar mais para lidar da melhor forma com os alunos. Isso faz parte da educação, e conhecimento nunca é demais. Eu vi que eu posso contribuir, mesmo que de pouco a pouco, para também acabar com o racismo no ambiente escolar”, contou a pedagoga.
“Tendo em consideração os graves e recentes casos de racismo em nossa cidade, a ideia é dar munição para que essas pessoas entendam a origem do racismo e como elas podem se defender a partir disso. É muito importante poder proporcionar esse curso para que essas pessoas também possam difundir as informações étnico-raciais no combate ao racismo estrutural, individual, cultural e religioso. É importante pontuar que o curso de Letramento Racial foi um golaço, não só da SIRDH, mas também do prefeito Wladimir Garotinho, que sempre esteve atento às questões raciais no município”, explicou o subsecretário Gilberto Totinho.
Confira os temas e os convidados das quatro aulas do curso de Letramento Racial:
A) Data: 10/01/2024
Tema: Racismo Estrutural e o Mito da Democracia Racial.
1 – Conceito de raça e a diáspora afro-brasileira;
2 – Conceito de Negritude e Branquitude;
3 – Auto-ódio, Teoria do Embranquecimento, Eugenia;
4 - Mito da democracia racial;
Convidada: Dra. Mariana Gino
B) Data: 17/01/2024
Tema: O protesto negro.
1 – A resistência negra antes e pós-abolição;
2 – O protesto negro dos movimentos negros brasileiros;
3 – Conceito de Colorismo e Interseccionalidade;
Convidada: Dra. Lucimar Felisberto
C) Data: 24/01/2024
Tema: Sofisticação do racismo na atualidade
1 - Conceito de Racismo Institucional
2 - Conceito de Racismo Recreativo
3 – Conceito de Racismo Religioso/Intolerância Religiosa
Convidado: Dr. Amauri Mendes
D) Data: 31/01/2024
Tema: Como ser antirracista na prática
1 – O papel dos espaços de participação e controle social;
3 - Representatividade e meritocracia;
2 – Conceito de Pacto Narcísico da Branquitude;
Convidado: Dr. Babalawo Ivanir dos Santos
Cursos de Verão da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos
Além do curso de Letramento Racial, a SIRDH iniciou nesta semana as aulas de 11 cursos profissionalizantes e oficinas, como: corte de cabelo com máquina e despigmentação; marketing pessoal; corte feminino (cabeleireira); canto/coral e violão; capoeira; sobrancelha em henna; entrelace; fotografia mobile; samba de gafieira; ritmos. Todos esses cursos também terão duração de quatro semanas.