A nova programação do “FMS em Ação”, promovido pela Fundação Municipal de Saúde, já está definida e contará com diversas atividades. Com o objetivo de apresentar à população os serviços hospitalares e pré-hospitalares, a Fundação definiu uma vasta programação para a conscientização e promoção da saúde. O evento, que chegou a ser adiado com a não aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2024, terá início no dia 31 de janeiro.
Durante a tarde dessa segunda-feira (22), a equipe administrativa da FMS iniciou os trabalhos de montagem dos kits que serão distribuídos aos visitantes, moradores e veranistas em Farol de São Tomé. Esse evento, que se propõe a informar de maneira clara e acessível sobre os serviços de saúde disponíveis, tem também como missão educar sobre a importância do atendimento adequado em situações emergenciais, além de conscientizar sobre a doação de sangue.
O diretor administrativo da FMS, Rogério Aguieiras, comentou que o projeto surge como uma iniciativa abrangente, incentivando o bem-estar social, mental e físico da população campista ao longo de todas as estações do ano. "Estamos empenhados em implementar ações que promovam um atendimento mais humanizado, visando não apenas a eficácia dos serviços, mas também a construção de uma harmonia entre a instituição, a população e seus colaboradores", disse.
“A FMS não busca apenas o atendimento de pacientes acidentados ou com agravos de saúde, mas também conscientizar a população sobre a importância de cuidar da própria saúde. Estar em movimento, praticar atividades físicas e combater o sedentarismo são formas essenciais de cuidar de si mesmo”, comentou o superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes.
Além do evento principal, a FMS estará presente em diversas atividades ao longo de janeiro e fevereiro. Entre elas, destaca-se a apresentação do filme "Caminhos do Sangue" e palestra com a assistente social do Hemocentro no dia 31 de janeiro, seguida pela participação no luau no mesmo dia.
CONFIRA AS DATAS E ATIVIDADES PROGRAMADAS
Janeiro
• 31/01 às 19h: Apresentação do Filme “Caminhos do Sangue” e palestra com a assistente social do Hemocentro. A duração total é estimada entre 30 e 40 minutos;
• 31/01: Participação no luau, proporcionando momentos de descontração e conscientização.
Fevereiro
• 02/02 a partir das 14h: Utilização do espaço na Tenda Cultural com uma variedade de serviços, incluindo estética, alimentação, aferição de pressão, panfletagens e outros;
• 03/02: Presença do Ônibus do Hemocentro das 8h às 15h, oferecendo diversos serviços à população;
• 03/02: Panfletagem no Portal do Farol em dois momentos, às 8h30 e às 13h, promovendo informações essenciais sobre saúde.
Corrida
Iniciando com o verão, a FMS está organizando uma corrida de 5 km com premiação, marcando o pontapé inicial de quatro corridas, uma em cada estação. A 1ª Corrida das Estações - Etapa Verão, em parceria com a Fundação Municipal do Esporte (FME), está agendada para o dia 4 de fevereiro, na orla de Farol de São Tomé. Os três primeiros colocados receberão medalhas personalizadas. Na próxima quarta-feira (24) a equipe administrativa da FMS vai até Farol de São Tomé para definir o percurso da corrida. Em breve, serão divulgados detalhes sobre o percurso e as inscrições.
Gilberto Nunes também esclarece que as corridas não serão exclusivamente em Farol. "As próximas etapas ocorrerão dentro de cada estação e as datas serão anunciadas em breve. Elas podem acontecer em diferentes locais, como Morro do Itaoca ou Rio Preto, não necessariamente em Farol ou na área central de Campos, visto que o foco está em abraçar a diversidade de locais em nossa região", enfatizou.
O programa conta com o "Projeto Viva com Saúde", que tem o intuito de fomentar o bem-estar social, mental e físico da população campista, incentivando a prática de atividades físicas e o cuidado com a saúde em todas as estações do ano.