Nos primeiros 15 dias úteis do ano, o número de atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pet já passa dos mil. O espaço, que funciona na Rua Silvio Fontoura, nº81, no Parque João Maria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, realiza, por dia, entre 50 e 70 consultas para cães e gatos de todos os portes.
Os atendimentos começaram no último dia 2. As consultas são por ordem de chegada, sendo que o animal que tiver mais urgência no atendimento terá prioridade. De acordo com responsável técnico pelo Canil do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o veterinário Marcelo Maeda, com a UBS otimiza-se de forma significativa o recurso de atuação do CCZ na saúde pública, que é a diminuição da transmissão de doenças zoonóticas, que vão, desde as patologias relacionadas às parasitoses intestinais e infecções na pele, às infecções fúngicas, como a esporotricose e outras desordens que são evitáveis com a simples conscientização.
“A maioria dos tutores do município nunca tiveram acesso a um atendimento médico veterinário. Dessa forma, conseguimos ilustrar para essas pessoas a importância da medicina preventiva e dos cuidados com os pets que vivem intimamente com os humanos reduzindo, inclusive, o propósito do próprio CCZ. Outro serviço que a UBS faz é uma prévia avaliação clínica para aumentar a segurança para o ato cirúrgico em si, direcionada aos tutores com objetivo de castrar seu animalzinho”, pontuou Maeda, lembrando que as castrações são realizadas pelo CCZ, que possui três unidades distintas: na própria sede e duas Unidades Móveis de Castração de Cães e Gatos (CastraMóvel).
POPULAÇÃO COMEMORA – Thiago de Oliveira Rocha, 39 anos, que reside no Jardim Carioca, foi com a esposa levar a cadela Sury, para ser consultada. “Fico muito feliz, porque os animais também necessitam desse acolhimento e amparo. Os pets são como membros da família e merecem ter um atendimento de excelência como este aqui na UBS. O prefeito Wladimir Garotinho está de parabéns”.
A psicóloga Daniele da Silva Gomes, 24 anos, moradora do Centro, é tutora da cadelinha Mileide, uma Pinscher que completou um mês nesta terça-feira (23). A pequena precisou de auxílio veterinário após machucar a patinha e recebeu toda assistência na unidade.
“Têm muitas pessoas que amam seus animais, porém não têm condições de pagar uma consulta e dar um tratamento de qualidade a eles. Acho esse projeto super importante e veio para ajudar a população mais carente que tem pets, mas não podem pagar”, disse Daniele que ficou sabendo da Unidade Básica de Saúde Pet pelas redes sociais.
Outro que procurou a UBS foi o autônomo Diego de Azevedo Gomes, 23 anos, morador do Parque Tamandaré. Ele esteve na unidade com a cadela Tasha, uma American Bully, de 2 anos.
“Agora, sempre que necessário eu posso vir aqui com ela, que será muito bem atendida”, relatou.
ATENDIMENTO – Inaugurada em 22 de dezembro do ano passado pelo prefeito Wladimir Garotinho, a UBS Pet começou a funcionar no segundo dia deste ano com quatro consultórios, sendo três inicialmente em funcionamento, e sete veterinários, que se revezam em regime de plantão. O espaço possui, ainda, auditório; sala de recuperação; setor administrativo; sala de lavagem e esterilização; banheiros, entre outros departamentos.
A UBS Pet funciona nos mesmos moldes de um ambulatório, com consultas; exames clínicos; vacinação antirrábica; pequenas cirurgias como suturas, resultantes de traumas (brigas entre cães ou gatos, por exemplo) e outros procedimentos ambulatoriais, sendo vedada anestesia geral e/ou procedimentos cirúrgicos e internação. Também é permitida a utilização de sedativos e tranquilizantes, combinados ou não com anestésicos locais, para contenção e realização de procedimentos ambulatoriais, sob a supervisão e presença permanente do médico veterinário. Além desses serviços, a pessoa que levar o animalzinho receberá orientações sobre medicina preventiva; bem-estar; vermifugação; aplicação de medicações, entre outras medidas. O número de telefone para contato da UBS é o (22) 98163-0097.