O prefeito em exercício Frederico Paes, na tarde desta segunda-feira (29), realizou vistoria no Canal Campos-Macaé onde é executada limpeza do leito e da margem do corpo hídrico com duas frentes, uma nas proximidades do McDonalds e outra na altura do Residencial Veneza. Serão executados 15 quilômetros de limpeza até o Rio Ururaí. Os serviços fazem parte do Plano de Ação para Limpeza de Canais Urbanos e Rurais de Campos, da Comissão Municipal de Recursos Hídricos, criada pelo prefeito Wladimir Garotinho. Os trabalhos contam ainda com o apoio do Programa Limpa Rio, por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.
De acordo com Frederico Paes, esta limpeza dos canais, dentro do Plano de Ação, não é realizada em Campos há mais de 40 anos. “Toda água de chuva não drena para o Rio Paraíba do Sul, mas para os canais e um dos principais é o Campos-Macaé. Este é um serviço que a Prefeitura está executando, com ajuda do Limpa Rio”, pontuou o prefeito em exercício, que verificou, em um dos pontos de limpeza, esgoto clandestino no canal, no momento em que a escavadeira retirava todos os detritos. “Faço apelo à população, que não jogue lixos nas ruas, pois estes materiais vão parar nos canais em dias de chuvas”, pontuou Frederico ao afirmar que este trabalho será permanente com as novas máquinas adquiridas pelo atual governo.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior, falou da importância do Canal Campos-Macaé. “Trata-se de um importante recurso hídrico para drenagem urbana da área central e, também, da Pelinca, e já estamos trabalhando nele. Em parceria com a Asflucan (Associação do Norte Fluminense dos Plantadores de Cana), a Prefeitura atuou em mais de 300 quilômetros de canais, um serviço que deve ser feito periodicamente”, disse o secretário, garantindo que hoje cinco máquinas da Prefeitura estão trabalhando em situações estratégicas.
A secretária de Serviços Públicos, Simone Muniz, informou que, a partir desta terça-feira (30), entrará com equipes executando a parte mais alta do Canal Campos-Macaé, com roçada, capina, varrição e retirada de entulhos.
LIMPEZA DO CANAL PARA MINIMIZAR ALAGAMENTOS NA ÁREA CENTRAL
A ação de limpeza no canal Campos-Macaé, entre a Avenida Nilo Peçanha e a Chatuba, deve durar por cerca de dois meses. O objetivo é reduzir alagamentos, em especial na área central de Campos.
“Essa Comissão tem trabalhado para minimizar os problemas de drenagem na cidade, problemas de enchentes, alagamentos em bairros urbanos e na área rural. A limpeza deste canal é fundamental para a drenagem urbana, para que haja o escoamento da água do Rio Paraíba em caso de cheia e, desta forma, evitar o alagamento na Pelinca e próximo ao Mercado Municipal, por exemplo, que é causado pelo estrangulamento do sistema de drenagem. A prefeitura já fez a macrodrenagem dos canais do sistema de água pluvial; mas, sem a limpeza do Campos-Macaé, é quase que impossível não alagar. Acreditamos que esta ação vai diminuir e muito os alagamentos na Pelinca e região”, acrescentou o secretário de Agricultura
COMISSÃO MUNICIPAL DE RECURSOS HÍDRICOS E GESTÃO DE ÁGUAS
A iniciativa é da Comissão Municipal de Recursos Hídricos e Gestão de Águas, criada no início de setembro do ano passado. A Comissão tem o intuito de estabelecer uma integração multisecretarial dos órgãos da administração pública envolvidos na gestão dos recursos hídricos, a fim de propor definições e atuações para ampliar as condições de segurança hídrica rural e urbana, além de propor meios de preservação, recuperação e uso racional dos recursos hídricos.
Ainda participaram da vistoria o chefe de Gabinete do vice-prefeito, Marcelo Freire, e o assessor especial do Gabinete do Vice-prefeito, Sérgio Cunha.