Notícia no detalhe
Morar Feliz: do casebre de papelão para a casa de alvenaria
Uma vida de 40 anos de sofrimento foi transformada para melhor quando a dona de casa, Maria dos Santos de Souza, 57 anos, ganhou uma casa do conjunto habitacional Morar Feliz do Novo Jóquei, que será inaugurado oficialmente nesta sexta-feira (12), às 19h. Durante esse tempo, ela sobreviveu num espaço minúsculo, feito de zinco e papelão, substituído a cada chuva em que era destruído, deixando-a ao relento junto com seu marido, filha e netos. Neste mesmo conjunto habitacional, a Prefeita Rosinha Garotinho entrega 242 casas populares, totalizando 1.530 novas residências entregues este ano a famílias de área de risco, de alagamento ou que eram beneficiadas pelo Programa de Aluguel Social.
No antigo casebre, onde morava, com dois quartos e mais um espaço para o fogão, a família entrava abaixada, já que a distância do chão para o teto não passava de um metro de altura. Banheiro também não existia e banho também era outro problema, porque tinha que ser na base do balde.
- A gente vai vivendo. Fazer o quê? É assim mesmo. A gente vive da aposentadoria do meu companheiro, Nelson Machado, de 68 anos, e com a venda de ferro-velho, papelão, vidro e plástico que ele cata – conta a dona de casa, que guarda as poucas roupas que a família tem em sacolas de supermercado, no canto da cama, já que não tem mobília e, sequer, espaço para isso.
Na semana passada, a secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, foi visitar a família de Maria e dar a notícia da mudança. Cansada de promessas dos vários políticos que passaram por seu casebre, prometendo melhorias, Maria afirmou que estava com medo de não dar certo, perder a casa da prefeitura e depois ter que refazer o casebre. Para acalmá-la, a secretária explicou as garantias que ela teria ao receber a nova casa.
- Esse é um medo que ninguém precisa ter, porque a Prefeita Rosinha Garotinho determinou que todas as famílias que receberem casa, também receberão documento de posse, em nome da mulher, evitando assim que, em caso de separação do casal, o homem expulse a mulher de casa, deixando-a na rua junto com os filhos – explicou a secretária.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















