Notícia no detalhe
UPH de Ururaí com padronização para casos suspeitos de dengue
Devido ao aumento considerável no número de casos, que vem ocorrendo desde dezembro passado, foi implementado um novo fluxograma para descentralizar os atendimentos em casos suspeitos da doença
Equipe da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visitou a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Ururaí para a padronização do atendimento de pacientes com suspeita de dengue de acordo com o novo fluxograma para manejo da doença no município. O objetivo do novo fluxograma é descentralizar o atendimento desses pacientes devido ao aumento considerável no número de casos, o que vem ocorrendo desde dezembro de 2023.
O diretor de Vigilância em Saúde, o infectologista Rodrigo Carneiro, se reuniu com a coordenadora médica da UPH, Izabelle Caraline, e a coordenadora de enfermagem, Yara Barcellos. Durante a conversa foi informado a possibilidade da realização de exames para esses pacientes, transferência ou internação dos mesmos para outros hospitais, caso seja necessário.
“A reunião foi realizada com o intuito de informar aos profissionais da UPH a possibilidade da realização de exames na unidade para pacientes com suspeita de dengue. Além de alinhar como serão feitas as possíveis transferência desses pacientes para outros hospitais do município para melhor avaliação e/ou internação”, informou Rodrigo.
A UPH de Ururaí vem recebendo, nas últimas semanas, um fluxo maior de pacientes com suspeita e confirmação de dengue. A unidade conta diariamente com dois clínicos e um pediatra para atendimento dos pacientes, além de 14 leitos para repouso e hidratação, sendo oito femininos e seis masculinos, e quatro leitos pediátricos.
Segundo o novo fluxograma da dengue, as UPHs estarão disponíveis para receber pacientes que se enquadram no Grupo B, sendo pessoas com comorbidades graves ou que, além dos sintomas clássicos da dengue, também apresentam petéquias, que são aquelas pintinhas vermelhas na pele.
Nas UPHs os pacientes receberam a hidratação venosa, o que segundo Rodrigo Carneiro, diminui consideravelmente as chances de evolução para um quadro de maior gravidade.
Saiba mais sobre o novo fluxograma da dengue AQUI.
Últimas Notícias adicionadas
- 21/03/2026 19:47:09 Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
- 21/03/2026 18:35:10 Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
- 21/03/2026 16:12:28 Atividades de educação nutricional são iniciadas em escolas da rede municipal
- 21/03/2026 14:37:43 Teatro de Bolso recebe programação diversificada com cinema, teatro e documentário
- 21/03/2026 13:33:18 Questões habitacionais são foco de projetos que participam do Mais Ciência
Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
2103 18h35Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
2003 15h49Seminário do CIEVS/Campos apresenta cenário epidemiológico no município
2103 16h12Atividades de educação nutricional são iniciadas em escolas da rede municipal
2103 14h37Teatro de Bolso recebe programação diversificada com cinema, teatro e documentário
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















