Uma equipe do Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho (Sesmt), acompanhada do secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, realizou uma visita técnica na sede da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) para instalação de um polo no local. Da Seduct, participaram da visita o subsecretário de Gestão Operacional, Nilo Manhães; a diretora pedagógica Tânia Alberto, a assessora especial Catia Mello; o coordenador do Programa Saúde na Escola (PSE), João Paulo de Oliveira e a coordenadora de Prestação de Contas, Marta Castori.
A previsão é que o polo comece a funcionar nos próximos dias com serviço de Fonoaudiologia e, posteriormente, com o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e serviços mais complexos como readaptação. De acordo com Wainer, a Portaria 897/2023 publicada em dezembro do ano passado dispõe sobre a realização dos exames médicos periódicos, pelos servidores públicos da Administração Direta e Indireta do Município de Campos dos Goytacazes.
Através dessa portaria foi definida mais uma frente de serviço do Sesmt. O secretário explicou ainda que foi um acordo firmado com o Ministério Público do Trabalho para fazer valer a qualidade do programa de saúde do trabalhador. Ao todo são quatro locais, na Fundação Municipal de Saúde, Secretaria de Saúde, Seduct e na sede do serviço.
“Estamos trabalhando para melhorar ainda mais a qualidade do serviço, tornando-os regulares e descentralizando-os. A descentralização possibilitará a realização dos exames periódicos nos polos relacionados ao órgão no qual o servidor desempenha suas atribuições. Estou muito feliz com a estrutura oferecida aqui na Seduct com salas amplas e dividindo o espaço com o Programa de Saúde na Escola (PSE) que tem tudo a ver com a Sesmt, pois trabalha com a saúde dos profissionais. Esse serviço é fundamental para que possamos acompanhar de perto a saúde do trabalhador. No fundo, a gente pensa que é absoluto e na correria do dia-a-dia acabamos não cuidando da nossa saúde. Mas essa cultura está mudando. O município apoia a saúde de nossos servidores pois sabemos que temos tudo quando temos saúde e temos nada quando não a temos”, explicou o secretário.
A implantação do Sesmt, com o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), permitirá a melhoria do clima organizacional através do melhor cuidado da saúde de nosso servidor. Outro ponto de melhoria é a identificação precoce de doenças e consequente redução do absenteísmo, que diz respeito a ausências de colaboradores”, resume Nilo.
O coordenador da Sesmt, Rodrigo Albuquerque, disse que a equipe que vai atuar na Seduct vai ser composta de um médico clínico geral, um técnico de enfermagem e outro de trabalho administrativo. “Estamos descentralizando o serviço para atender melhor os servidores oferecendo mais rapidez aos processos”, ressaltou o coordenador.
Catia Mello pontuou que a ampliação do espaço de saúde dentro da Seduct é um avanço e demonstra o quão importante e essencial é a parceria entre as Secretarias de Educação, Saúde e Administração, visando a promoção de saúde dos seus colaboradores. “Começamos com o polo de testagem Covid-19, avançamos na sala de estratégia para vacinação e agora, um espaço efetivo para realização das ações vinculadas à Saúde do Trabalhador", explicou.