A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social realizou uma visita técnica à sede do Centro Dia do Idoso, equipamento que será destinado ao atendimento especializado de pessoas idosas que tenham algum grau de dependência de cuidados. No espaço, os idosos e seus familiares terão a oportunidade de passar o dia e voltar para a casa da família à noite. A visita foi feita pela diretora de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Aline Giovanini; a diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Maria Amélia Lopes; a subsecretaria de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, Rosilaine Tavares; além de outros membros da SMDHS.
A ideia do Centro Dia do Idoso é promover o fortalecimento de vínculos familiares, o convívio comunitário e a melhoria das limitações físicas e emocionais dos idosos. O espaço, que vai funcionar na Travessa Santo Elias, no Jardim Carioca, entrará em atividade no final de março. O prédio de dois andares, que é do município, tem cerca de 500 metros quadrados e uma estrutura confortável, com sala de TV, refeitório, banheiros adaptados, espaço para atividades, ambulatório, cozinha, etc. A reforma foi realizada via emenda parlamentar, através do Sistema de Gestão de Transferências Voluntárias – SIGTV, por meio de transferência do Fundo Nacional de Assistência Social para o Fundo Municipal de Assistência Social. Todo o material que será utilizado, como mobiliário e equipamentos eletrônicos, serão adquiridos através de cofinanciamento federal e estadual.
Durante cinco dias na semana, cada usuário (a) poderá frequentar o serviço em um período (manhã ou tarde) ou o dia todo - horário integral, a depender do planejamento para cada família. Os frequentadores receberão café da manhã, almoço e lanche da tarde.
De acordo com a diretora de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Aline Giovanini, o Centro Dia do Idoso busca evitar o isolamento social, o abandono e a necessidade de acolhimento nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Ela explica que, com o apoio encontrado no Centro Dia, será permitida a inclusão e a participação social dos idosos e seus familiares. “O equipamento vai proporcionar o fortalecimento dos vínculos entre os idosos e suas famílias, reforçando a qualidade de vida, autonomia, evitando um rompimento e institucionalização. O que a gente deseja é que essa família se prepare, se fortaleça e se organize para cuidar desses idosos”, explicou.
MAIS QUALIDADE DE VIDA
O Centro Dia do Idoso se juntará a outros equipamentos que oferecem atividades e serviços a essa parcela da população, como os Clubes da Terceiras Idade, a Colônia de Férias da Terceira Idade e a Policlínica da Terceira Idade. “É um trabalho muito importante para o idoso, mas também para a família, proporcionando a todos uma maior qualidade de vida. É um motivo de alegria para mim, enquanto subsecretária, porque é um espaço muito aguardado pela população. No governo do Wladimir Garotinho, demos uma ênfase para que o Centro Dia do Idoso saísse do papel para que possamos entregar o que os idosos merecem de melhor”, disse a subsecretária de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, Rosilaine Tavares.
“Assim como nos 12 equipamentos que estão sob a gestão do Departamento de Proteção Social Especial, traremos para o Centro Dia do Idoso o zelo, a manutenção e a responsabilidade que nos é permitida. A gente precisa ter uma leveza e sutileza, porque a gente tem que cuidar desses idosos da melhor maneira possível. E a melhor maneira possível é cuidar legalmente. Fazendo isso, a gente vai proporcionar mais um ambiente em que os idosos e seus familiares vão se sentir confortáveis”, explicou a diretora do DPSE, Maria Amélia Lopes.
As equipes serão formadas por uma coordenação, um profissional de assistente social, um psicólogo, além de aproximadamente 10 cuidadores. Os profissionais ainda passarão por capacitações nas próximas semanas.
INSCRIÇÕES DEVEM SER FEITAS NOS CREAS
O Centro Dia do Idoso vai oferecer 30 vagas em cada turno (manhã e tarde). Para que o idoso e o familiar participem das atividades no equipamento, as inscrições devem ser feitas a partir do Cadastro Único em uma das três unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Endereços e contatos dos CREAS
CREAS I
Rua André Luiz, 59 - Jardim Carioca
(22) 98175-1031
creas1.smdhs@campos.rj.gov.br
CREAS II
Rua Vinte e Quatro de Outubro, 350 - Turf Club
(22) 98175-0711
creas2.smdhs@gmail.com
CREAS III
Av. José Alves de Azevedo, 216 - Centro
(22) 98175-0820
creas3campos.smdhs@gmail.com