Desde que foi implantado na Rede Pública Municipal, ano passado, o projeto Tô Lig@do! já distribuiu até agora 2.164 Chromebooks aos profissionais da Educação. O projeto visa à educação e inclusão digital nas unidades escolares e tem ajudado a despertar nos alunos o desejo de aprender, e incentivado os professores a descobrir novas formas de ensinar.
Foi o que aconteceu com a professora do Ciep Maestro Villa Lobos, em Guarus, Jackeline Ferreira Cruz Valença. Ela conta que a utilização do Chromebook trouxe mais agilidade e praticidade para sua vida profissional.
"Por ser leve e portátil, é ideal para ser levado de casa para o trabalho. Outros pontos positivos de sua utilização são a durabilidade da bateria, o sistema operacional simples e de fácil manuseio, eficiente para os trabalhos realizados no dia a dia. Outro benefício é que, mesmo sem Internet, é possível usar o equipamento para rever e editar meus arquivos e documentos salvos no drive", resumiu a professora.
A opinião de Jackeline é compartilhada pela pedagoga do Cemstiac, Teresinha Bianchi dos Guaranys. "Achei bem prático. A forma de uso é semelhante ao notebook. É muito rápido também. Com certeza, vai ser muito útil nas minhas aulas. Contar com a ajuda da tecnologia é sempre bom, porque chama atenção da criança para o conteúdo", explica a pedagoga.
Coordenadora de Área na Seduct, Carmem Lúcia Guimarães Reis também está satisfeita com o equipamento. “A chegada dos chromebooks irá melhorar consideravelmente a nossa vida . Vamos conseguir diversificar o material que produzimos para a pedagogia do município”, diz Carmem.
A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora, diz que a inserção de tablets e chromebooks nos processos de ensino-aprendizagem é um processo irreversível, pois se constitui numa condição geracional.
"Como podemos observar, hoje, na sociedade, desde cedo as crianças vêm interagindo com equipamentos, tais como tablets, celulares e computadores. Quando os processos de ensino e aprendizagem lançam mão dessas ferramentas, eles se aproximam da realidade e dos interesses dos estudantes, facilitando os processos cognitivos e conduzindo a uma aprendizagem mais sólida", acredita Suzana.
Para a Coordenadora dos Laboratórios de Tecnologias e Mídias Digitais, Anna Karina Vieira, a presença da tecnologia em sala de aula pode trazer uma série de benefícios para o ensino. Por meio dela, os alunos podem acessar conteúdos relevantes, interagir em um universo de novos conhecimentos e manter uma proximidade muito maior com os educadores, além disso, a tecnologia pode ajudar a personalizar a aprendizagem, permitindo que os alunos aprendam no seu próprio ritmo e de acordo com suas necessidades individuais. Para Anna, a tecnologia também pode aumentar o engajamento dos alunos, tornando a aprendizagem mais interessante e relevante para eles.
"O uso dos chromebooks permite maior conectividade e colaboração, além de inovação e experimentação de plataformas interativas que promovem uma nova forma de aprender. Em suma, estamos preparando os alunos e professores para os desafios e oportunidades do mundo digital, ajudando-os a desenvolver as habilidades e conhecimentos necessários para serem cidadãos ativos, críticos e inovadores", diz Anna.