A última etapa do curso “Homem de Área e Movimentação de Carga” aconteceu nesta quinta-feira (29), com a oitava e última turma. A especialização foi realizada pela Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego, e o Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e de Energia e Economia do Mar.
Os cursos tiveram carga horária de 24 horas, divididas em 16 horas de aulas teóricas e oito horas de aulas práticas. Duzentos e dez alunos já receberam os certificados e 30 se formarão no próximo dia 7, às 9h, em evento que vai acontecer na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, totalizando 240 alunos certificados e preparados para o mercado de trabalho.
O secretário de Qualificação e Emprego, Marcelo Mérida, explica que o curso foi sucesso absoluto, com presença máxima dos alunos que fizeram a inscrição. “Chegamos à última etapa de um curso extremamente relevante para os que buscam preparação e qualificação. É uma prioridade da administração do governo Wladimir Garotinho, e nós estamos buscando atender e oferecer as capacitações que estão nas exigências do mercado de trabalho. Foi um curso com grande número de inscritos, o que nos gera mais responsabilidades no oferecimento de cursos importantes para a capacitação da população”, destacou Mérida.
Instrutor do curso de NR11, Movimentação de Carga, Anderson Monteiro falou dos objetivos e possibilidade de inserção desses alunos em um mercado de trabalho competitivo e que busca o diferencial em seus candidatos.
“Estamos encerrando um ciclo incrível do curso Homem de Área e Movimentação de Carga, onde formamos 240 alunos. O objetivo desse curso é qualificar e preparar essas pessoas para que sejam inseridas no mercado de trabalho. A gente sabe que hoje em dia o mercado está muito exigente, então, tem que qualificar, que estar sempre buscando algo a mais para que, lá na frente, seja um diferencial na hora de conquistar uma vaga”, ressaltou o instrutor.
Aluno da última turma do curso, Carlos Mariel sinalizou a importância do “Projeto Qualifica Já” no aprimoramento do currículo.
“O curso vem expandindo e abrindo portas, visto que a maioria das empresas, tanto locais quanto de fora, tem exigido essas NRs. Isso agrega valores ao currículo e facilita a entrada no mercado de trabalho. Agradeço ao Qualifica Já pela oportunidade, que abraça muitas pessoas que estão buscando mais qualificação e outras que estão tendo a chance de acessar a primeira qualificação”, disse.
Também aluna, Ionara Alves da Silva Rosário conta que a capacitação qualifica a base curricular.
“A gente se qualifica para ter esse dia de entrar no mercado de trabalho e a expectativa é que ele venha a somar com o que a gente já tem. São oportunidades para entrarmos no mercado de trabalho, agregar ao nosso currículo, à nossa carreira, e a gente aguarda que venham mais cursos. Temos um número menor de mulheres na área, mas estamos buscando o nosso espaço, nos capacitando e nos empenhando para que mais mulheres ocupem essas vagas e possam somar”, enfatizou a aluna.