Notícia no detalhe
Palestra discute impactos dos grandes empreendimentos na região
O auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura, foi palco ontem (terça-feira, 16) para palestra sobre Gestão de Patrimônio Cultural em Relação com o Território, proferida pelo professor Rossano Bastos, arqueólogo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e livre docente em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP). O palestrante falou sobre a legislação que versa sobre a conservação do patrimônio e a cultura como parte da concepção e metodologia da Gestão Integrada de Território. A palestra serviu como preparação da região para as mudanças trazidas pelos grandes empreendimentos que se estabelecerão no Norte-Fluminense, como o Complexo Portuário do Açu, que pode ser considerado um dos grandes empreendimentos portuários do mundo.
Rossano Bastos comentou a importância da questão do patrimônio, que deve ser compartilhada com todos. "Quando elegemos o que é o patrimônio atribuímos valor. Temos uma cultura em transformação. Mas a idéia do colonizador está aí até hoje. Consideramos patrimônio histórico os fortes, as fortalezas, as casas de barões donos de escravos, de uma elite aristocrática e militar. Precisamos valorizar a Guerra de Canudos, a Coluna Prestes. Se nós tivéssemos aprendido pelo menos um pouco com as comunidades indígenas, teríamos salvado muitas vidas", afirmou o professor, que destacou a necessidade de preservação de sítios arqueológicos, que são considerados lugares não inundáveis.
Na oportunidade, esteve presente a vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Maria Helena Gomes, e o secretário municipal de Cultura, Orávio de Campos, que falou sobre a importância da valorização do patrimônio imaterial. "Esses costumes que solidificam uma cultura, que é também identitária e que fortalece, sobretudo, a cidadania. Precisamos conservar essas relações. Se não vamos perder a identidade, principalmente com esse avanço avassalador de uma explosão demográfica que se avizinha em função da implantação de mega projetos econômicos na região", disse Orávio.
O evento, que faz parte de uma das atividades da EXPOGIT, exposição da Gestão integrada de Território para o Desenvolvimento Sustentável, foi uma realização do Instituto BioAtlântica (IBio) e do Instituto Politécnico de Tomar, em parceria com o Grupo EBX. A exposição ficará em Campos até o dia 9 de setembro, passando pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Universidade Cândido Mendes, IF-Fluminense Campus Centro, If-Fluminense Campus Guarus e Liceu de Humanidades.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/12/2024 13:07:31 Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
- 22/12/2024 12:55:03 Samba no Cais encerra temporada do ano com show de Swing & Simpatia e grande público
- 22/12/2024 12:28:31 Foi encerrada nesse sábado a II Conferência Municipal do Meio Ambiente
- 22/12/2024 09:30:34 Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
- 21/12/2024 18:59:09 Campo do Espaço de Convivência do Eldorado é palco de Escolinha de Futebol
Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
2212 13h07Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
2212 12h55Samba no Cais encerra temporada do ano com show de Swing & Simpatia e grande público
2212 12h28Foi encerrada nesse sábado a II Conferência Municipal do Meio Ambiente
2112 17h03Revitalizado, Chafariz Belga vai ser entregue à população na próxima segunda
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro