A Prefeitura de Campos foi contemplada, na tarde desta quarta-feira (6) com o Selo Sebrae Referência em Atendimento na Categoria Prata, em reconhecimento aos serviços de atendimento e apoio aos micro e pequenos empreendedores prestados no Espaço do Empreendedor. O prêmio foi entregue durante uma cerimônia no Centro do Rio de Janeiro. O município foi representado pelo subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust, e pela equipe do Espaço do Empreendedor.
O objetivo do prêmio é reconhecer o trabalho realizado nas Salas do Empreendedor do Sebrae em todo o estado do Rio de Janeiro. A edição 2023 teve inscrições de 68 municípios fluminenses. Para Júlio Freitas, diretor do Sebrae Rio de Janeiro, a busca pelo selo não é uma competição entre os municípios, mas sim um incentivo para que adotem cada vez melhores práticas, fortalecendo os micro e pequenos negócios.
“A gente está muito orgulhoso por este reconhecimento entre quase 70 municípios. Este é um resultado direto da política adotada pelo prefeito Wladimir Garotinho de atender cada vez melhor à população e, além disso, gerar emprego e renda no nosso município", comemorou o subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust, parabenizando toda a equipe do Espaço do Empreendedor.
No governo Wladimir Garotinho, o Espaço do Empreendedor foi completamente revitalizado, ampliando o atendimento aos micro e pequenos empreendedores. O núcleo de atendimento que funciona nos altos da Rodoviária Roberto Silveira ganhou agilidade, tornando o processo de formalização de novos negócios mais ágil e sem burocracia. Em 2021, foi aberto um núcleo no Farol de São Tomé, beneficiando os moradores do litoral e da Baixada Campista.
O Sebrae é parceiro em todo o processo, oferecendo o suporte necessário aos novos empreendedores. Além disso, toda sexta-feira, de 9h às 11h, a instituição oferece uma palestra aos novos Microempreendedores Individuais (MEI) no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que fica nos altos da Rodoviária Roberto Silveira. Em duas horas de conversa, os MEIs têm oportunidade de tirar dúvidas sobre temas como definição do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), valor do pagamento mensal, limite de faturamento, direitos, deveres e obrigações ao formalizar o CNPJ.
A parceria também gerou a criação do ciclo de palestras “Empreender e Crescer: O Caminho para o Sucesso”. Uma vez por mês, um especialista aborda um tema ligado ao setor de empreendedorismo. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia pelo site da Prefeitura de Campos ou do Sebrae.
"Vamos trabalhar com muito empenho para que os times do Sebrae e do Espaço do Empreendedor possam transformar o ambiente econômico local por meio de orientações qualificadas. A conquista do selo nos coloca no caminho certo", disse o coordenador regional do Sebrae, Guilherme Reche.
PRÊMIO PREFEITURA EMPREENDEDORA
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, lembra que a Prefeitura de Campos também é finalista do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que reconhece iniciativas de administrações municipais em favor de um ambiente mais favorável aos negócios. O município concorre com Angra dos Reis e Teresópolis na Categoria “Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo”, em reconhecimento ao trabalho de desburocratização para a abertura de novas empresas e aos serviços oferecidos pelo Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam), que oferece crédito com juros baixos a empreendedores. O resultado da premiação será anunciado no dia 26 de março.
"Ficamos muito felizes com o reconhecimento da política adotada pelo governo Wladimir, que vem incentivando de várias maneiras o surgimento de novos negócios no município, inclusive com a diversificação da economia. O governo está plantando as sementes para colher excelentes resultados a curto, médio e longo prazo", disse Mauro.