Notícia no detalhe
Núcleos de inseminação artificial por todo o município
A população de Campos pode desfrutar de seis Núcleos de Inseminação Artificial, implantados pela Secretaria de Agricultura e Pesca, espalhados por distritos do município. Dores de Macabu, Santa Maria, Morro do Coco, São Sebastião, São Martinho e Rio Preto já possuem os núcleos.
Distribuídos em pontos estratégicos, os núcleos foram implementados em locais onde a atividade de produção de leite já é desenvolvida. Objetivo é melhorar a genética na pecuária leiteira e, consequentemente, aumentar a produção nas áreas rurais. Os núcleos são direcionados a pequenos e médios produtores rurais, criadores de gado que, com o serviço, recebem embriões de espécies bovinas para inseminação em suas vacas e assim formar um novo rebanho de alta produtividade de leite.
Recentemente, a Secretaria de Agricultura e Pesca adotou um novo mecanismo. A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), um processo totalmente programado, que possibilita o atendimento de outras localidades. “Antes, a inseminação acontecia somente quando a vaca estivesse no cio, o sendo que em muitas situações, o veterinário não tinha tempo hábil de chegar à localidade e, com isso, a inseminação não era realizada. Com essa técnica de IATF, nós fazemos a indução com hormônio na vaca e marcamos a data certa para fazer a inseminação. Assim, foi possível superar dois problemas: o atendimento aos distritos e melhoria na eficiência em locais onde já existe o pólo”, salientou o Responsável pelo Departamento de Veterinária da Secretaria de Agricultura e Pesca, Marcelo Sales.
Segundo, Marcelo Sales, um inseminador trabalha diariamente no Núcleo de Inseminação Artificial para a melhoria do rebanho, que resulta em animais mais saudáveis, que necessitam de comer menos e com maior produção de leite. O processo evita também disseminação de várias doenças, já que dessa forma, não há mais o contato do touro com a vaca. O rebanho tem o acompanhamento de veterinários da secretaria, que ficam no Núcleo e Inseminação”.
O proprietário que quiser solicitar o serviço de inseminação artificial da Secretaria de Agricultura deve entrar em contato com o inseminador da região, que vai até a propriedade fazer a inseminação. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Agricultura e Pesca, localizada na Avenida Presidente Vargas, 180, no bairro Pecuária; ou pelos telefones (22) 2732-4344 e (22) 2732-6400.
Últimas Notícias adicionadas
- 21/12/2024 17:03:43 Revitalizado, Chafariz Belga vai ser entregue à população na próxima segunda
- 21/12/2024 13:01:14 Defesa Civil alerta para chuvas significativas até terça
- 21/12/2024 12:34:05 GCM na Praça em edição especial no Parque Presidente Vargas
- 21/12/2024 11:05:17 Pianista Ivan Glória Machado se apresenta neste sábado no Museu Histórico
- 21/12/2024 10:54:44 Defesa Civil participa de reunião no RJ com o tema "Preparação para Chuvas de Verão"
Revitalizado, Chafariz Belga vai ser entregue à população na próxima segunda
2112 13h01Defesa Civil alerta para chuvas significativas até terça
2112 12h34GCM na Praça em edição especial no Parque Presidente Vargas
2112 11h05Pianista Ivan Glória Machado se apresenta neste sábado no Museu Histórico
2112 10h54Defesa Civil participa de reunião no RJ com o tema "Preparação para Chuvas de Verão"
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro