Alunos das duas últimas turmas do curso “Homem de Área e Movimentação de Carga” se formaram na manhã desta quinta-feira (7), em evento realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos. Os cursos tiveram carga horária de 24 horas, divididas em 16 horas de aulas teóricas e oito horas de aulas práticas. A qualificação foi realizada pela Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego; Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e de Energia e Economia do Mar.
Durante o evento foi anunciada uma parceria com o Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), que vai liberar bolsas de até 60% de desconto no curso de logística para os primeiros 40 alunos, dos 240 formandos do curso Homem de Área e Movimentação de Carga.
Integrando a última turma, Carlos Mariel citou a importância do incentivo à qualificação da população e disse estar ansioso para novas oportunidades. “A expectativa que temos a partir de agora são as melhores, visto que o curso agregou valores, deu um peso no currículo e, com certeza, a partir deste momento, com a entrega do certificado, vai abrir portas e abranger nossos caminhos para novos horizontes”, salientou.
O subsecretário Municipal de Qualificação e Emprego, Tarcísio Viana, conta que estudos estão sendo desenvolvidos para entender quais as necessidades do mercado de trabalho na região.
“Estamos priorizando desenvolver especializações que coloquem as pessoas rapidamente no mercado de trabalho. Para isso, estamos realizando estudos, principalmente com a FIRJAN, para entender as necessidades de trabalho no município e com isso possibilitar, através dessas qualificações, que a empregabilidade aconteça. Nosso objetivo também é qualificar os empreendedores, porque, em conjunto, são os maiores empregadores do município e com isso vamos conseguir fazer com que o mercado gire, a economia vire e as pessoas consigam uma oportunidade”, reforçou.
Em busca da tão desejada estabilidade financeira, Alaílson Cardoso participou do curso e falou da expectativa para as novas etapas. “O curso foi maravilhoso e eu pude aprender muito sobre a área. Foi muito importante para o meu currículo, e fico agora na busca de novas oportunidades. Parabenizo e agradeço à Prefeitura de Campos e ao Governo do Estado do Rio pelo incentivo, tão importante para a empregabilidade da população”, destacou o formando.
Para o coordenador do Programa Qualifica Já, Felipe Verneque, Campos é um município forte na área de petróleo e gás. “Realizar essa parceria com Campos, um município estratégico, um município que tem por sua natureza, por tudo que oferece, um grande potencial na área de petróleo e gás offshore, então, a iniciativa do nosso secretário fazer o Programa Qualifica Já tem como propósito trazer a qualificação para aqueles que precisam do primeiro emprego, assim como revalidar os certificados daqueles que estão com os seus certificados fora da validade. Acreditamos no potencial desse projeto e seguros que vamos colocar muitos campistas no mercado de trabalho”.
O vice-presidente da Firjan, Thieres Rodrigues, explicou que o curso gera avanços, em especial para Campos. “Devido à grande demanda de emprego aqui na região, o curso oferece um grande avanço nas áreas de educação e qualificação. E com a qualificação desses profissionais que hoje se formam, o número de desempregados tende a diminuir com uma população preparada para atender à demanda das empresas já instaladas e das que estão chegando a Campos”, enfatizou o vice-presidente.
Participaram do evento, além dos formandos e familiares, o secretário municipal de Ordem Pública, Jackson Sousa; subsecretário de Qualificação e Emprego, Tarcísio Viana; coordenador do Programa Qualifica Já, Felipe Verneque; e o vice-presidente da Firjan, Thieres Rodrigues.