A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social ofereceu diversos serviços e atendimento às mulheres e a população durante o evento “Celebrando Conquistas” que aconteceu nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, na Praça do Santíssimo Salvador. Com a participação de subsecretarias, programas e departamentos, a SMHDS atuou durante todo o dia dedicado à exaltação e respeito às mulheres e também ao fim da violência.
Foto: César Ferreira
Em uma área montada na praça voltada para a beleza e estética das mulheres, a Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos e o Departamento de Programas e Projetos ofereceram o serviço de esmaltação, design de sobrancelhas, trança e corte de cabelo.
Rosemary Ferreira, de 62 anos, ficou sabendo do “Celebrando Conquistas” através das redes sociais e aproveitou para arrumar o cabelo e fazer as unhas.
Foto: Rafael Ribeiro / Divulgação
“Eu não podia perder essa oportunidade nesse dia tão especial. O evento foi nota mil. Que Deus abençoe todas as mulheres campistas para que elas continuem lutando pela vida”, disse a aposentada.
Foto: César Ferreira
As mulheres também aproveitaram seu dia para relaxar. A Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa montou um espaço para massoterapia. Com 72 anos, a dona Marilza Tavares aprovou o atendimento. “Eu fiz uma massagem maravilhosa por conta dessa ação. Eu sou nascida e criada em Campos, então eu só tenho a agradecer por esse evento oferecido para a gente que é mulher e campista”, disse.
Com o objetivo de orientar as mulheres acerca da alimentação, o programa de Segurança Alimentar Nutricional (SAN) da SHMDH montou uma equipe para oferecer avaliação nutricional às mulheres que circulavam pelo evento.
“A alimentação é promotora de saúde e de doenças, dependendo do que a gente escolhe. A gente trouxe uma salada de pote para ensinar às mulheres que elas podem se alimentar de forma completa, mesmo no tempo corrido, porque muitas trabalham fora. O fator tempo é um grande causador para que elas se alimentem de forma irregular”, explicou a coordenadora Thais Serafim.
A Sandra de Souza, de 65 anos, participou da avaliação nutricional e aprendeu que, apesar da rotina corrida, pode tentar se alimentar de forma correta utilizando até mesmo um pote.
Foto: Rafael Ribeiro / Divulgação
“Eu sempre estou em uma rotina muito agitada. Então, a gente come, mas nem sempre da forma certa. Uma salada aliada a outras coisas, até no pote como as meninas explicaram, pode fazer a diferença para gente. A Prefeitura está de parabéns pelo evento. Eu vi aqui coisas que ajudam a nós, mulheres, como informações sobre prevenção e combate a assédio e violência”, contou.
Outra subsecretaria vinculada à secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social que marcou presença no evento foi a de Justiça, oferecendo orientações sobre pensão alimentícia, divórcio, divisão de bens e guarda de filhos. Outros serviços também foram ofertados pela SMDHS durante o evento, como inscrições para cursos e atendimentos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Além dos atendimentos, rodas de conversas e palestras sobre violência contra as mulheres também fizeram parte do “Celebrando Conquistas”. “As estatísticas estão aí, mostrando os casos de violência contra as mulheres. Por isso, é preciso ter mulheres atuando na rede de apoio, lutando por todas nós. Campos é um município que, através da Prefeitura e pelo prefeito Wladimir Garotinho, luta junto com as outras frentes, como a Deam, a Patrulha Maria da Penha e o nosso Ceam, para dar apoio às mulheres e pelo fim da violência de gênero”, disse a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Josiane Viana.