Até o mês de abril de 2024, os usuários do Hospital Geral de Guarus (HGG) poderão usufruir de uma nova área destinada à Pediatria do hospital. É que o setor entrou em uma nova fase de reforma no mês de fevereiro e deve se estender até o mês que vem, quando os trabalhos estão previstos para serem concluídos. Esta é a primeira grande reforma do setor desde a inauguração do hospital, em 2002, uma prioridade estabelecida pelo prefeito Wladimir Garotinho e pelo vice-prefeito Frederico Paes, logo no início desta gestão municipal.
“A Pediatria está passando por uma obra que vai transformar todo o ambiente que já existia, mas, agora, com a novidade de um espaço muito mais lúdico para acolher as crianças. Será construída uma nova brinquedoteca, um cenário muito útil durante a internação deste público e que contribui, também, para a terapia dessas crianças”, afirma o superintendente do HGG, médico Vitor Mussi.
A diretora clínica do HGG, Luisa Barreto, destaca as transformações que o espaço já está proporcionando. “A obra da Pediatria está gerando uma excelente expectativa em todos os profissionais que ali atuam, o que vai se confirmar na entrega da obra. A reforma vai evidenciar ainda mais que estes profissionais que trabalham com crianças doentes são pessoas especiais e de uma empatia singular e, por esta diferenciação, merecem ter um ambiente mais adequado. As crianças e famílias que ali chegam estão muito necessitadas em todos os aspectos: físico, psíquico e social. E a ala reformada vai ganhar a brinquedodeca, que traz motricidade no momento de dor e, sem dúvida, será um grande diferencial”, afirma Luisa.
Apesar de recém-iniciada, a obra já foi executada em 40%, é o que garante o mestre de obras, Rudineli da Silva Santos. “A porcentagem concluída aconteceu na primeira fase da reforma da pediatria. Foi necessário paralisar até a contratação de uma nova empresa especializada, o que já foi feito e reiniciamos os trabalhos. É uma das frentes mais novas para o Novo HGG.
As equipes de obras se dividem entre a pediatria e a ampliação do centro cirúrgico. No total, atuam 37 trabalhadores, como pedreiros, ajudantes de obra, pintores, carpinteiros e serralheiros. “Temos uma equipe sólida para cumprir as atividades diárias e entregar o que nos foi proposto, no mês de abril”, conta Rudineli.
Foto: Girlane Rodrigues / Divulgação
Antes, as paredes estavam com infiltração, o que está sendo corrigido. Novos equipamentos, como ar condicionado, também são esperados para compor o novo espaço destinado ao público infantil. De acordo com o projeto, haverá, ainda, uma sala de urgência.
Para a coordenadora da Clínica Pediátrica, a médica Luna Rambaldi, a obra está gerando boas expectativas no setor. “Tenho orgulho em afirmar que nossa equipe sempre trabalhou com motivação e o atendimento nunca perdeu a qualidade. Mas esta atmosfera vai ficar ainda melhor com a reforma. Passamos por fases difíceis na nossa estrutura física, participamos do projeto de melhoria e o adequamos às necessidades da criança. Destaco o novo banheiro com bancada adaptada para banheira, a mudança na posição do ar condicionado para não ventilar diretamente sobre o leito e, é claro, a nossa brinquedoteca. Teremos todo espaço para a criança receber os cuidados necessários e ser acolhida como merece”, disse Luna.
A Pediatria do HGG é o setor de internação deste público que chega ao hospital por encaminhamento das unidades de emergência da saúde pública de Campos. No caso da pediatria, funcionam na Clínica da Criança, antiga UPH de Guarus, e no Hospital Plantadores de Cana, no Centro.
Durante a obra, o setor funciona provisoriamente, desde janeiro de 2024, em outra área do hospital. Com a reforma, a Pediatria contará com 20 leitos de internação, sendo um deles com isolamento.
As obras do Novo HGG começaram em 2021 e já foram entregues a Nova Emergência, Recepção, Setor Administrativo e o novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com 20 leitos.