Notícia no detalhe
Creas-Mulher faz mais de 450 atendimentos em dois meses
Em dois meses, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas-Mulher) realizou 451 atendimentos a mulheres vítimas de violência. O número registrado de maio a julho deste ano equivale a mais de 60% do total de 703 casos atendidos nos 12 meses de 2010 pelo então Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam).
- Infelizmente, o número é preocupante. Gostaríamos que não tivéssemos tantos atendimentos, mas sabemos que a Lei Maria da Penha veio somar respaldo às mulheres ao ser muito clara no comprometimento do homem. Além disso, a divulgação do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo município tem sido um importante motivador para que as vítimas de agressão busquem ajuda - salientou a coordenadora do Creas-Mulher, Terezinha Amaral Vidal Alves.
Desde à unificação do Niam e do Núcleo Especializado em Atendimento à Mulher (Neam), é no Creas-Mulher que são realizados o serviço de atendimento especializado à família e à mulher vítima de agressão. O atendimento é oferecido de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do órgão, situada à Rua Primeiro de Maio, 39, Centro. O contato pode ser feito, ainda, pelos telefones 2735-3925 e 0800 282 1413. Quatro assistentes sociais, dois psicólogos e dois advogados formam a equipe multidisciplinar do Creas-Mulher.
Inaugurado no último dia 18 de maio pela Prefeita Rosinha Garotinho, o órgão, que intensificou e ampliou o atendimento à mulher, inclui ainda o Serviço de Atendimento ao Homem (Sehom), destinado ao acompanhamento, quando desejado pela família, do agressor por uma equipe multidiscplinar, e a Casa Benta Pereira, que abriga mulheres e filhos cujas vidas são ameaçadas pelo marido e pai agressor.
- A nossa responsabilidade é em restaurar as famílias. Esse trabalho começa com o atendimento da vítima por uma equipe multidisciplinar, passa pelo encaminhamento a uma das redes integradas, sem que deixemos de acompanhar o caso, e só termina quando há a recuperação da vítima. Capacitamos todos os profissionais envolvidos, desde a guarda municipal que fica na entrada da nossa sede, para que acolham bem a todos que nos procurarem. O acolhimento é fundamental. Depois, passamos a certeza de que nos importamos com essa vítima que vem até nós. O ditado diz que em briga de marido e mulher não se mete a colher, mas o Creas-Mulher mete a colher sim, porque a mulher tem que se sentir segura e não pode ser violentada - destacou Terezinha.
Segundo a coordenadora, as vítimas ou vão direto para o Creas-Mulher, até mesmo após a agressão, ou são encaminhadas após prestarem queixa na delegacia ou serem atendidas em alguma unidade de Saúde. Assim que chega, são atendidas por assistente social e psicólogo e, posteriormente, direcionados ao departamento jurídico. Feito o atendimento inicial e verificadas as necessidades, elas são encaminhadas para rede de atendimento psicológico, delegacia ou Defensoria Pública ou para um dos pólos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
- 17/11/2025 15:24:14 Espaço da Oportunidade oferece 553 vagas de emprego nesta segunda
- 17/11/2025 15:14:09 Aberto prazo para interposição de recursos para eleição de gestores de escolas
Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
1711 15h24Espaço da Oportunidade oferece 553 vagas de emprego nesta segunda
1711 15h14Aberto prazo para interposição de recursos para eleição de gestores de escolas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















