Notícia no detalhe
Creas-Mulher faz mais de 450 atendimentos em dois meses
Em dois meses, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas-Mulher) realizou 451 atendimentos a mulheres vítimas de violência. O número registrado de maio a julho deste ano equivale a mais de 60% do total de 703 casos atendidos nos 12 meses de 2010 pelo então Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam).
- Infelizmente, o número é preocupante. Gostaríamos que não tivéssemos tantos atendimentos, mas sabemos que a Lei Maria da Penha veio somar respaldo às mulheres ao ser muito clara no comprometimento do homem. Além disso, a divulgação do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo município tem sido um importante motivador para que as vítimas de agressão busquem ajuda - salientou a coordenadora do Creas-Mulher, Terezinha Amaral Vidal Alves.
Desde à unificação do Niam e do Núcleo Especializado em Atendimento à Mulher (Neam), é no Creas-Mulher que são realizados o serviço de atendimento especializado à família e à mulher vítima de agressão. O atendimento é oferecido de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do órgão, situada à Rua Primeiro de Maio, 39, Centro. O contato pode ser feito, ainda, pelos telefones 2735-3925 e 0800 282 1413. Quatro assistentes sociais, dois psicólogos e dois advogados formam a equipe multidisciplinar do Creas-Mulher.
Inaugurado no último dia 18 de maio pela Prefeita Rosinha Garotinho, o órgão, que intensificou e ampliou o atendimento à mulher, inclui ainda o Serviço de Atendimento ao Homem (Sehom), destinado ao acompanhamento, quando desejado pela família, do agressor por uma equipe multidiscplinar, e a Casa Benta Pereira, que abriga mulheres e filhos cujas vidas são ameaçadas pelo marido e pai agressor.
- A nossa responsabilidade é em restaurar as famílias. Esse trabalho começa com o atendimento da vítima por uma equipe multidisciplinar, passa pelo encaminhamento a uma das redes integradas, sem que deixemos de acompanhar o caso, e só termina quando há a recuperação da vítima. Capacitamos todos os profissionais envolvidos, desde a guarda municipal que fica na entrada da nossa sede, para que acolham bem a todos que nos procurarem. O acolhimento é fundamental. Depois, passamos a certeza de que nos importamos com essa vítima que vem até nós. O ditado diz que em briga de marido e mulher não se mete a colher, mas o Creas-Mulher mete a colher sim, porque a mulher tem que se sentir segura e não pode ser violentada - destacou Terezinha.
Segundo a coordenadora, as vítimas ou vão direto para o Creas-Mulher, até mesmo após a agressão, ou são encaminhadas após prestarem queixa na delegacia ou serem atendidas em alguma unidade de Saúde. Assim que chega, são atendidas por assistente social e psicólogo e, posteriormente, direcionados ao departamento jurídico. Feito o atendimento inicial e verificadas as necessidades, elas são encaminhadas para rede de atendimento psicológico, delegacia ou Defensoria Pública ou para um dos pólos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Últimas Notícias adicionadas
- 22/12/2024 13:07:31 Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
- 22/12/2024 12:55:03 Samba no Cais encerra temporada do ano com show de Swing & Simpatia e grande público
- 22/12/2024 12:28:31 Foi encerrada nesse sábado a II Conferência Municipal do Meio Ambiente
- 22/12/2024 09:30:34 Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
- 21/12/2024 18:59:09 Campo do Espaço de Convivência do Eldorado é palco de Escolinha de Futebol
Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
2212 13h07Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
2212 12h55Samba no Cais encerra temporada do ano com show de Swing & Simpatia e grande público
2212 12h28Foi encerrada nesse sábado a II Conferência Municipal do Meio Ambiente
2112 17h03Revitalizado, Chafariz Belga vai ser entregue à população na próxima segunda
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro