Notícia no detalhe
Obra da RJ-216 prossegue a todo vapor
Segue a todo vapor a obra de duplicação do trecho urbano da RJ-216 (Campos-Farol de São Thomé) até Goitacazes, um projeto inovador em termos de mobilidade urbana na região, compatível com as auto vias de países do primeiro mundo. No local está sendo feita uma grande intervenção no entroncamento da Rodovia dos Ceramistas com a RJ-216. Oito frentes de trabalho executam a obra, sendo cinco de apoio e outras três para colocação de defesa metálica para desvio de retorno para os moradores do bairro da Penha e no sentido Campos-Farol até a pista de cima perto da Batalhão de Polícia Rodoviária Federal (BPRV) abrindo o trânsito para a liberação do serviço.
As máquinas e os operários trabalham na concretagem das caixas com tubulação, concerto de paralelos, reparação de poços de visita, tudo acompanhado por um técnico de segurança do trabalho. A obra da via expressa já tem autorização do Estado. Além da duplicação da RJ-216, serão feitas as obras de infraestrutura, urbanização e tratamento paisagístico de duas avenidas marginais que vão servir de vias auxiliares, desde o trevo da Penha até o Trevo da Rodovia dos Ceramistas, contemplando moradores dos bairros Santo Antônio, Imperial, Tropical e Donana.
O trecho entre o trevo da Penha e a entrada de Goitacazes será dotado de uma segunda ponte sobre o Canal Coqueiros, em Donana, onde será construída uma moderna rotatória, com retorno. A autovia será também dotada de uma ciclovia - continuidade da Ciclovia Patesko - que percorre a faixa central da Avenida 28 de Março e que será estendida até Goitacazes, após o Hospital São José e próximo à Usina Coagro, antiga São José. O sistema de iluminação permitirá que ciclistas e pedestres transitem pela extensa ciclovia em segurança.
A rodovia nos últimos anos tem apresentado um fluxo crescente de veículos de todos os tipos, inclusive, de passageiros e cargas (ônibus, microonibus, vans, motos e carretas). Com a duplicação da rodovia, cada pista terá quatro faixas e dois acostamentos, além das vias marginais que permitirão a circulação periférica de veículos dos bairros cortados pela rodovia, sem que, necessariamente, precisem transitar na via principal.
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