Notícia no detalhe
“Código Poético” da FCJOL em prol das crianças do Apae
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) começa a decifrar o “Código Poético”, que tem como objetivo visitar a poesia em todas as vertentes. Recentemente, o projeto se deparou com a ação cultural internacional “Coração de Ouro – Amigos para Sempre”, idealizado pelo cantor canadense Neil Young e trazido para Campos pelo professor Kleber Ornela. Foi quando resolveram organizar uma ação cultural em prol dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) pertencentes ao Grupo de Dança “Rompendo Limites”, que irá apresentar, nesta sexta-feira (19), às 19h30, no Palácio da Cultura, dois números musicais, entre eles a coreografia da música “Waka Waka”, da cantora colombiana Shakira.
Após a apresentação das alunas da Apae, show de country folk com Yongornela, nome artístico de Kleber Ornela em homenagem ao músico Neil Young, e a Banda Crazy Horse. Segundo o coordenador do “Código Poético”, Dedé Muylaert, esta é muito mais do que uma ação benemerente, é uma ação de cunho humano que tem como objetivo arrecadar fraldas descartáveis e, principalmente, material escolar para os alunos do Apae.
“Quando a presidente da Fundação, Patrícia Cordeiro, foi procurada pelo Kleber Ornela, resolveu fechar a parceria, pois essas crianças têm que ser reconhecidas. Por isso que contamos com a ajuda do público que for assistir as apresentações, com entrada gratuita”, disse.
Kleber explicou que a intenção é movimentar a sociedade e sensibilizar toda a população. “As crianças do Apae não são doentes, pois são capazes de levar uma vida normal como outras crianças. Elas têm que ser vistas como um cidadão. A nossa missão é fazer uma ação social”, ressaltou.
A professora da entidade Renata Lessa explica que com o grupo de dança, os excepcionais desenvolvem a parte motora, o equilíbrio e concentração. “É com a dança que as crianças vão se socializando, tendo mais harmonia. Para mim é uma lição de vida estar trabalhando com elas, pois aprendo muito, pois são capazes de vencer os limites, mostrando que ser diferente é normal”, ressaltou.
A coordenadora do Apae, Alzenira Maria Alves Maia, é uma das que abraça a causa com amor e carinho. “E faço um convite para que as pessoas venham conhecer de perto o nosso trabalho. Costumo dizer que nós trabalhamos com Jesus, porque essas crianças são puras e normais como quaisquer outras. Elas são uma lição de vida para todos nós”, falou.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/09/2025 08:38:15 “Festival Dança Campos” acontece neste sábado no Teatro Municipal Trianon
- 10/09/2025 17:47:00 Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
“Festival Dança Campos” acontece neste sábado no Teatro Municipal Trianon
1009 17h47Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
1009 17h28Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Café reúne artesãos para celebrar o Dia Nacional das Artes