“Parabéns, sejam todos bem-vindos”. Foi assim que o Prefeito Wladimir Garotinho recebeu os novos estagiários durante cerimônia de Assinatura dos Acordos de Cooperação para Estágios Supervisionados da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O evento aconteceu essa semana, no auditório da Prefeitura de Campos.
Com mais de 3 mil vagas disponíveis este ano, em diversas áreas da saúde, como Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Farmácia, Odontologia e Bucomaxilo, Fonoaudiologia e técnicos em Análises Clínicas, em Enfermagem, em Radiologia e Instrumentação Cirúrgica, a FMS fortaleceu sua colaboração com 19 instituições de ensino. Entre as novas adições ao programa de estágios para 2024 estão o Campos Centro de Ensino - Grau Técnico, a Faculdade Metropolitana São Carlos (Famesc) e a Sociedade Educacional Leonardo da Vinci (Uniasselvi). A FMS já está aberta a receber os novos estagiários mediante disponibilidade de horários e especialidades.
Os estágios na FMS são reestruturados com base na Lei nº 11.788/08 (Lei dos Estágios), Decreto Municipal nº 078/2010, que oferta prioritariamente estágio curricular obrigatório. Superintendente de Faturamento e Finanças da FMS, Filipe Mocaiber, destacou o compromisso da instituição com a sociedade.
"É esse papel social que a gente traz para a Fundação Municipal de Saúde e que o Prefeito Wladimir sempre fala. Não importa a gente fazer tudo, a gente dar tudo, se a gente não tiver uma atenção especial para as pessoas", comentou.
A reitora do Centro Universitário UniRedentor Afya, Odília Moliterni, ressaltou a sólida parceria entre a instituição e a FMS, enfatizando o papel dos futuros médicos no cuidado da população. "Para nós é muito importante que nossos 350 futuros médicos estejam circulando, atendendo com responsabilidade, com uma formação consistente e contribua para a saúde dos pacientes. Seguimos com a certeza de que a nossa contribuição para a sociedade seja selada de uma forma muito responsável", afirmou.
Professor Tiago Fragoso Gonçalves, tesoureiro da Fundação Cultural de Campos (Uniflu) evidenciou a importância dos estagiários em enriquecer o ambiente de trabalho e melhorar os serviços de saúde prestados à população. "O estagiário que está lá, o estudante, ele oxigena o ambiente, ele completa a equipe de trabalho. Então, com certeza, a população que está lá para ser atendida, ela tem um serviço melhor, ela tem novas ideias, porque o estudante está saindo de sala de aula com o conteúdo ali na ponta da língua, colaborando no atendimento dessa equipe multidisciplinar. Então, é com muito orgulho que nós renovamos esse convênio. Hoje nós mandamos alunos do curso de odontologia, do curso de fonoaudiologia, e ano que vem, se Deus quiser, nós abriremos turma nova no curso de terapia ocupacional", revelou.
A parceria também recebeu elogios do professor Wellington Cardoso Silva, da Faetec, que enfatizou a importância vital da colaboração para os alunos dos cursos Técnico em Enfermagem e Análises Clínicas da Escola Técnica João Marcelo Martins: "Eu me arriscaria a dizer que sem essa parceria, ficaria até inviabilizada a existência desses cursos, porque é uma grande oportunidade que os alunos têm de estar concluindo a sua formação com estágio de qualidade. Instituições que, como o prefeito falou, mostram o comprometimento da cidade com o ensino de qualidade, e todos só tem a ganhar”, disse.
A Assessora de Estágios da FMS, Mary Mothé, encerrou o evento com entusiasmo, ressaltando o sucesso da cerimônia e o impacto positivo que os estágios terão na formação dos estudantes e na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.
As instituições que participam do programa de estágios para 2024 também incluem: Centro de Formação Profissional Gesteira Fernandes (Cefop); Sociedade de Educação e Cultura de São Fidélis (Censsupeg); Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa); Instituto Federal Fluminense (IFF); Instituto Politécnico de Ensino (IPE); Universidade Estácio de Sá; Fundação João Barcelos Martins (Faetec); Colégio Estadual Montese Montese (São Fidélis); Sociedade Universitária Redentor – Uni-Redentor/AFYA; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac-Rio; Universidade Federal Fluminense – UFF; Fundação Cultural de Campos (Uniflu); Universidade Salgado de Oliveira (Universo); Escola Técnica de Campos – BR Técnico; Ensine Educação - Ensin-E (Juiz de Fora).