A ação de socorro às vítimas das chuvas, que teve início neste sábado (23), com a criação com Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise, segue no auditório da Prefeitura de Campos, com o recebimento de doações para desabrigados e desalojados. Nesta segunda-feira (23), no principal ponto de arrecadação do município, que está funcionando 24 horas por dia, o prefeito Wladimir Garotinho recebeu o secretário de Estado de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire. Wladimir relatou que as doações estão sendo direcionadas não apenas para Santo Eduardo como para outras localidades atingidas pelas chuvas, entre elas Ponta Grossa, Farol de São Tomé, Tócos e Lagoa de Cima.
“Hoje recebemos o secretário de Estado, Bruno Dauaire, que está verificando as nossas demandas. Muitas doações chegando no auditório da Prefeitura e peço que continuem enviando. Estamos atendendo de forma prioritária a Santo Eduardo, mas temos outras localidades, como Farol de São Tomé, Ponta Grossa, Tócos e Travessão, que estão com pessoas desalojadas e desabrigadas. O que precisamos nesse momento é de água potável, alimentos, material de limpeza, de higiene e fraldas descartáveis infantil e geriátrica. Tudo que recebemos aqui está sendo separado e encaminhado para nossos abrigos para serem distribuídos”, explica o prefeito.
Representando o governo estadual, Bruno Dauaire verificou, com Wladimir, as necessidades da população atingida pelas chuvas. “Estou aqui a pedido do governador Cláudio Castro para que a gente possa acompanhar a situação do município de perto e tentar solucionar as demandas trazidas pelo poder público municipal e pela população. A cidade de Campos é uma que foi bastante atingida. A gente sabe da realidade hoje que Santo Eduardo está vivendo, mas há outras regiões também que estão passando por dificuldades. Essa chuva atípica acabou causando transtornos em grande parte do Estado. O intuito é trabalhar em conjunto e união de esforços nesse momento de dificuldade para a população”, destacou o secretário estadual.
“Estamos recebendo as doações, fazendo uma triagem e imediatamente enviando aos que necessitam. O povo campista está solidário, tem um coração enorme e se mobiliza mesmo para ajudar. A gente continua na Prefeitura, recebendo as doações e distribuindo para as famílias de Santo Eduardo, Vila dos Pescadores, Travessão, Saturnino Braga, Lagoa de Cima e demais locais que foram afetados pelas chuvas e cheias de rios”.
Lindamara explica que os administradores e as equipes da Prefeitura que estão nos locais atingidos repassam a necessidade das famílias que estão sendo assistidas. “No momento, precisamos muito de material de limpeza e de higiene pessoal, seja vassoura, balde, pano de chão, fralda de bebê e geriátrica e ainda de água mineral”, concluiu.
MOBILIZAÇÃO
Alunos da Universidade Redentor de Itaperuna, comovidos com a situação dos moradores da localidade de Santo Eduardo, se mobilizaram e levaram, na manhã desta segunda-feira, produtos para doação. Outros alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem se prontificaram para atuar com ajuda humanitária na localidade a partir desta terça (26).
A primeira-dama Tassiana Oliveira recebeu o grupo na sede da Prefeitura. “As doações não param de chegar. Esta situação mostra como que o ser humano é solidário e tem empatia. Todos estão se mobilizando. Os alunos da UniRedentor, além da doação, estão se voluntariando para realizarem atendimentos em Santo Eduardo. A população está unida, temos recebido material o dia inteiro e, na mesma proporção que as doações chegam, já saém para distribuição. A UniRedentor por exemplo, trouxe água, frutas e outros materiais que já foram para Santo Eduardo. Vamos seguir trabalhando para que a população, neste momento tão delicado, receba a melhor atenção possível”.
Universitária da UniRedentor, Carla Medina explicou que os alunos dos cursos de Medicina e Fisioterapia se mobilizaram e o resultado foi a arrecadação de 1.500 garrafas de água mineral, frutas como maçã e banana, além de roupas, brinquedos, fraldas geriátricas, fraldas infantis e roupas de cama.