A Páscoa chegou mais cedo para as crianças internadas nos hospitais públicos de Campos e para os assistidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), situada no Jardim Carioca, em Guarus. Na tarde e noite desta quarta-feira (27), a primeira-dama, Tassiana Oliveira, acompanhada de um personagem caracterizado como coelho da Páscoa, visitou a Apae, Hospital Geral de Guarus (HGG), Clínica da Criança, Hospital Ferreira Machado (HFM) e Hospital São José, em Goitacazes, para desejar a todos uma Feliz Páscoa, cuja celebração acontece no próximo domingo (31).
Tassiana interagiu com os pacientes e seus acompanhantes, além de funcionários das unidades, transformando a rotina dos que estavam nas emergências e enfermarias. Com os assistidos da Apae, a primeira-dama andou de trenzinho pelas principais ruas da área central. Todos ganharam caixas de bombom e ovos de chocolate.
“Vir ao encontro dessas crianças nesse momento de dor é uma maneira que a gente tem de trazer um pouco de alegria, carinho e acolhimento. Estar ao lado deles já faz diferença, pois se sentem amados como merecem”, disse a primeira-dama, que recebeu muitos abraços.
No HGG, Tassiana esteve no setor de Pediatria, acompanhada do superintendente do hospital, Vitor Mussi, e da diretora da Clínica Médica, Luísa Barreto. Após ganhar um ovo de chocolate, a pequena Ana Liz, 5 anos, fez pose para uma foto com a primeira-dama e o coelhinho da Páscoa. Segundo a tia da criança, Raquel Pessanha, 24 anos, ela precisou ficar internada devido uma infecção no estômago.
Isaque, 2 anos, também está internado no HGG por causa de um processo alérgico. O pai do pequeno, Elias Ribeiro da Rocha, 40 anos, achou a iniciativa positiva.
‘’Com certeza todo esse carinho ajuda na recuperação deles”, disse.
O superintendente do HGG, Vitor Mussi, ressaltou a importância de ações que mudam para melhor a rotina do hospital. “São ações que o governo municipal, representado pela Tassiana, faz com muita frequência, levando alegria para as crianças de uma maneira lúdica. É fantástico e sentimos satisfação por estarmos protagonizando essa festa”, disse o médico.
O diretor do HFM e presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Arthur Borges, fez coro.
“São atividades lúdicas que trazem um conforto para as crianças que já sofrem com o estresse da própria doença e internação. Realizar esse tipo de ação é um alento para os pequenos e seus familiares”, afirmou ele.
Após a entrega dos ovos de chocolate, a primeira-dama visitou a brinquedoteca do hospital, que vai completar 2 anos de inauguração nesta quinta-feira (28), aniversário de Campos.
Na Clínica da Criança, Heitor, 6 anos, ganhou um ovo de chocolate da primeira-dama. Ele foi ao local devido a um furúnculo, segundo o pai Marcos Evangelista, 30 anos. “Achei essa ação muito legal. Um trabalho lindo”, disse o pai.
Já as irmãs Alice, 9 anos, e Heloá, 5 anos, não esconderam a felicidade de abraçar o coelho da Páscoa enquanto aguardavam pelo atendimento no Hospital São José. As duas, acompanhadas dos pais Rafael Rodrigues, 32 anos, e Victória Caroline, 25 anos, também estavam com erupções na pele.