Garantir a segurança e o bem-estar de condutores e pedestres, mantendo a ordem nas ruas e avenidas da cidade, é a principal atribuição dos agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal (GCM) de Campos. Fiscalizar o trânsito, lavrar autos de infração e aplicar multas, quando necessário, também estão entre suas competências. Conforme levantamento do Departamento de Trânsito da GCM, as infrações mais cometidas pelos motoristas entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano foram estacionamento em local proibido, em cima do passeio público, falar ao celular enquanto dirige e conduzir motocicleta sem capacete ou com o passageiro sem o equipamento.
Em janeiro, segundo o gerente de transporte interno e trânsito da Guarda, Leonardo Batista Simões, foram lavrados 5.016 autos de infração, sendo 1.019 pelo não uso do capacete, 478 devido ao estacionamento no passeio e 432 em local proibido, como na porta de garagem. Já em fevereiro, o montante foi de 3.940 autos de infração. Desse total, 909 pelo não uso do capacete, 343 flagrados falando ao celular e 311 por estacionar em local proibido.
Leonardo explicou que a população tem sido uma grande aliada na fiscalização. “A Guarda dispõe do número 153, que é uma ferramenta que funciona 24h, onde qualquer pessoa pode ligar para nos informar sobre alguma irregularidade. Esse canal de comunicação tem funcionado tão bem que, durante todo o ano de 2023, mais precisamente até 17 de dezembro, recebemos 5.532 ligações, sendo 4.479 referentes a estacionamento em porta de garagem, local de carga e descarga, dentre outros”, disse ele, ressaltando que, a partir do mês de abril, o serviço de reboque será retomado, após a realização de uma nova licitação.
“A partir da ligação, que é gratuita, o agente vai ao local, lavra o auto de infração, mas não tem como rebocar o veículo, já que a empresa que prestava o serviço perdeu a concorrência e entrou com recurso no Tribunal de Contas. Com isso, tivemos que paralisar temporariamente o serviço, mas a população tem conhecimento desse fato. Em abril, a gente vai voltar a fazer o ciclo completo, ou seja, iremos autuar e remover os veículos. Foi feito um novo contrato com uma empresa especializada e teremos reboque e pátio disponíveis para a fiscalização”.
Após cometer infrações no trânsito por duas vezes, que geraram multa, o motorista Marcelo Gomes de Freitas, 45 anos, dirige hoje com mais atenção.
"Serviu de lição, porque doeu no bolso", disse ele, que se lembra das infrações ocorridas há cerca de 3 anos. "Em uma delas fui multado ao parar o carro em local proibido e a outra foi porque o carona na moto estava sem capacete", contou ele, que acha positivo o trabalho de fiscalização realizado pela Guarda. "É muito importante para a segurança da população e do próprio motorista", acrescentou.
BEM-ESTAR SOCIAL
O comandante da GCM, Wellington Levino, explicou que a Guarda tem na sua essência o ordenamento, a segurança e o bem-estar social. “O efetivo do trânsito é muito útil, porque ele está de forma fundamental nas ruas, atendendo a nossa sociedade em todas as frentes de serviço, não só na questão viária do trânsito, mas na orientação das pessoas e ajuda nas mais diversas necessidades que aparecem no dia a dia”, disse o comandante, acrescentando que:
“Além dos agentes de trânsito atuando a pé nos cruzamentos, existe o efetivo motorizado que atende nas diversas frentes e essas frentes não se limitam apenas à orientação de trânsito, mas a detenção de autores de crime, se necessário. A Guarda hoje é consagrada junto ao órgão central de segurança pública, que é o Ministério da Justiça, como órgão eficiente na segurança pública municipal. O prefeito Wladimir Garotinho está de parabéns, porque tem acertado muito na condução dos trabalhos da Guarda. Campos e a Guarda também estão de parabéns”.