A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), na localidade de Santa Cruz, foi inaugurada nesta quinta-feira (4) pelo prefeito Wladimir Garotinho.
A unidade, que é a primeira entregue neste ano de 2024 pelo atual governo, foi totalmente reformada e recebeu pintura nova, mobília e equipamentos para adequação ao padrão das novas UBS e UBSF do município. Houve troca de piso, revisão da parte elétrica, hidráulica e do telhado. Na oportunidade, o prefeito aproveitou para anunciar que, em muito em breve, o posto também terá uma ambulância, um desejo dos moradores.
O espaço consta de salas de recepção, de curativo, de serviços ambulatoriais, de medicamentos, da administração e banheiros. Entre os atendimentos estão consulta médica e de enfermagem, odontologia e coleta de exames.
“A minha família tem história com essa comunidade e, cada vez que venho aqui, me sinto abraçado por todos. Santa Cruz, hoje, é uma nova localidade, com as ruas calçadas, com drenagem, área de lazer para as crianças, creche e escola que também foram reformadas e, agora, esse posto que ficou sensacional, moderno e que trará mais qualidade na assistência à saúde e dignidade para todos os moradores”, apontou o prefeito, que chegou à solenidade acompanhado pelo ex-deputado federal Caio Vianna.
O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, destacou que a reestruturação da Atenção Básica da saúde é uma promessa de campanha do prefeito Wladimir Garotinho e do vice-prefeito Frederico Paes.
“A nossa missão é melhorar a qualidade de vida das pessoas e, para isso, a saúde precisa estar em primeiro lugar. É essa a determinação do prefeito e é isso que tem sido feito com maestria em todos os pontos da cidade. Estamos empregando todos os esforços nas reaberturas e reformas das nossas unidades, reestruturando a nossa rede de urgência e emergência e capacitando nossos profissionais. Ficamos muito orgulhosos de tudo que está sendo construído e tudo aquilo que conseguimos avançar”, reforçou.
O subsecretário de Saúde, Marcos Gonçalves, parabenizou o prefeito Wladimir Garotinho e toda a equipe da saúde pelo trabalho maravilhoso que vem sendo feito na cidade.
“É impressionante como o governo tem trabalhado na reestruturação das unidades de saúde e em outras áreas também. Tantas melhorias que estão sendo feitas para beneficiar a população, com certeza o impacto positivo dessas realizações será sentido por muitos anos”, afirmou.
A noite também teve espaço para homenagens. Representado por uma de suas quatro filhas, Edêmea Faria Carlos da Rocha, o enfermeiro Thylson Cardoso da Rocha Pinto, falecido em 2006, aos 83 anos, cuidava de toda comunidade, fosse em sua própria casa ou no Hospital de Santa Cruz, como o postinho era chamado no passado. “Meu pai foi uma pessoa muito querida e fez tudo por essa localidade. Atendia as pessoas de bicicleta, não importava o horário. Ficamos muito felizes por esse reconhecimento”, disse.
Também participaram da inauguração os vereadores Paulo Arantes; Cabo Alonsimar; André Oliveira; Juninho Virgílio e Fred Rangel, além de secretários municipais e representantes locais.
POPULAÇÃO ATENDIDA
O governo municipal não poupou esforços para a reestruturação da Atenção Básica. Somente no ano passado foram entregues sete unidades das 46 que foram encontradas fechadas pela gestão passada. Desde que assumiu a Prefeitura em janeiro de 2021, a atual gestão já reabriu e também inaugurou 32, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e Policlínicas.
No ano passado, sete unidades foram entregues à população. No dia 5 de agosto, o prefeito inaugurou a Policlínica da Tapera e reabriu a UBSF de Conceição do Imbé. Antes já havia entregue a Unidade Básica de Saúde de Cambaíba, no dia 18 de julho. Em 4 de maio foi a vez dos moradores do Turf Club serem beneficiados com a reabertura da Unidade Básica de Saúde da Família. No dia 27 de março, o prefeito inaugurou a UBS do Parque Visconde do Rio Branco, em Guarus, e no dia 28, a Policlínica de Baixa Grande, que passou a ocupar o prédio que abrigou a UBS da localidade, também fechada pelo governo anterior. A última de 2023 foi a UBS de Mata da Cruz, em 6 de outubro.
As outras unidades já reabertas e reinauguradas pela Prefeitura foram a UBSF São Sebastião; UBSF Lagoa de Cima; UBSF Santa Rosa; UBSF Dores de Macabu; UBSF Vila Nova; UBSF Jamil Ábido; UBSF Carvão; UBSF Eldorado; UBSF Parque Aurora; UBS São Martinho; UBS Campelo; UBSF Pernambuca; UBSF Lagamar/Farol de São Tomé; UBS Baleeira; UBSF Três Vendas; UBS Palmares; UBS Quilombo; UBS Maria Selma, na comunidade Tira Gosto; UBSF Conceição do Imbé; UBS Mata da Cruz; além da Policlínica do Servidor. As UBSFs Eldorado, Farol e Baleeira não chegaram a ser fechadas e, por isso, foram reinauguradas após reforma.