Notícia no detalhe
Mais de 3 mil famílias cadastradas por agentes do PACS e ESF
Mais de 3 mil famílias já foram cadastradas pelos agentes comunitários do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e da Estratégia Saúde da Família (ESF). Além dos agentes comunitários, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e auxiliar de consultório dentário estão atuando em diferentes pontos da cidade.
De acordo com a coordenadora da ESF, Lucieni Galaxe, Conselheiro Josino é a localidade com maior número de famílias cadastradas: 450 ao todo. Em Sapucaia cerca de 200 famílias também receberam a visita dos profissionais do PACS. “As atividades consistem em mapeamento da área, cadastramento, levantamento das situações de risco, orientação aos acamados e encaminhamento às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por exemplo”, disse a coordenadora.
Os profissionais foram aprovados no concurso público para provimento de cargos no PACS e da ESF realizado em 2008 e homologado em novembro de 2010. O concurso é válido por 2 anos, a partir da data de homologação. Eles concluíram os tramites administrativos previstos no edital do concurso, bem como o curso de capacitação, que também tinha caráter classificatório.
Quase 40 localidades vão ser beneficiadas com as ações da ESF e do PACS, que já ativaram diversos núcleos como o da Tapera, Carvão, Cantinho da Saúde (Núcleo Leopoldina), Morangaba (Núcleo Rio Preto), Santa Cruz (Núcleo Itereré), Parque Aldeia, Agrícola, Pernambuca e Conceição do Imbé, por exemplo.
As informações colhidas durante as visitas dos profissionais vão ajudar os programas da Secretaria de Saúde a atualizarem seus cadastros e estatísticas, como é o caso do Programa de Combate à Hipertensão e ao Diabetes (Hiperdia) e o Bolsa Família. “Cada enfermeiro-instrutor coordena um grupo de trabalho e é responsável por passar o relatório diário das ações para a Secretaria”, destacou Galaxe.
Segundo o Secretário de Saúde, Paulo Hirano, a ESF não foi reativada plenamente porque a equipe médica ainda não está totalmente formada. Segundo ele, o médicos convocados não tomaram posse, por não concordarem com os salários, mas quando fizeram o concurso já conheciam os valores.
- Dessa forma, tivemos que chamar os próximos aprovados por ordem de classificação, o que retarda o processo, já que alguns pediram prorrogação e esse procedimento resulta em novos prazos, de acordo com o previsto no edital. Mas a Secretaria continua fazendo a convocação de outros médicos aprovados e aguarda o parecer do Ministério da Saúde a respeito do pedido de flexibilização da carga horária deles - explicou.
Hirano lembra que a Prefeitura convocou 28 profissionais da ESF e 132 profissionais do PACS. Ele acrescenta que mais de 95% dos imóveis usados pela Estratégia até 2008, já passaram por reforma (próprios e alugados). Os que eram alugados já foram devolvidos aos proprietários, de acordo com o calendário de obras previsto pelas Secretarias de Saúde e de Obras. “Apenas 3 deles ainda estão em fase de negociação com o departamento jurídico da Secretaria”, concluiu.
O dentista Felipe Tamy já tomou posse e lembra que a interdisciplinaridade de equipes é um dos critérios da ESF. “Acredito muito no trabalho preventivo que a ESF propõe. Meu foco de trabalho será a interação com os pacientes. Penso que todos devem trabalhar com base em uma mesma visão: a de que o nosso compromisso é com o bem estar dos assistidos”, opina o dentista.
O militar reformado, Benedito Manhães de Santana, 60 anos foi incluído no cadastro nesta sexta-feira (19) pela equipe do Núcleo Leopoldina e aprovou o atendimento. “Os agentes são excelentes. Minha mãe tem 83 anos e várias doenças, inclusive a diabetes. Tem muita dificuldade para andar. Mesmo pagando plano de saúde, a gente tem q esperar muitos dias para ser atendido”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 08:48:54 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
- 30/04/2025 08:40:08 Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
- 30/04/2025 08:11:30 PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
- 29/04/2025 18:39:08 Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
3004 08h40Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
3004 08h11PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
2904 18h39Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
2904 15h06FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18