Notícia no detalhe
Mais de 3 mil famílias cadastradas por agentes do PACS e ESF
Mais de 3 mil famílias já foram cadastradas pelos agentes comunitários do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e da Estratégia Saúde da Família (ESF). Além dos agentes comunitários, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e auxiliar de consultório dentário estão atuando em diferentes pontos da cidade.
De acordo com a coordenadora da ESF, Lucieni Galaxe, Conselheiro Josino é a localidade com maior número de famílias cadastradas: 450 ao todo. Em Sapucaia cerca de 200 famílias também receberam a visita dos profissionais do PACS. “As atividades consistem em mapeamento da área, cadastramento, levantamento das situações de risco, orientação aos acamados e encaminhamento às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por exemplo”, disse a coordenadora.
Os profissionais foram aprovados no concurso público para provimento de cargos no PACS e da ESF realizado em 2008 e homologado em novembro de 2010. O concurso é válido por 2 anos, a partir da data de homologação. Eles concluíram os tramites administrativos previstos no edital do concurso, bem como o curso de capacitação, que também tinha caráter classificatório.
Quase 40 localidades vão ser beneficiadas com as ações da ESF e do PACS, que já ativaram diversos núcleos como o da Tapera, Carvão, Cantinho da Saúde (Núcleo Leopoldina), Morangaba (Núcleo Rio Preto), Santa Cruz (Núcleo Itereré), Parque Aldeia, Agrícola, Pernambuca e Conceição do Imbé, por exemplo.
As informações colhidas durante as visitas dos profissionais vão ajudar os programas da Secretaria de Saúde a atualizarem seus cadastros e estatísticas, como é o caso do Programa de Combate à Hipertensão e ao Diabetes (Hiperdia) e o Bolsa Família. “Cada enfermeiro-instrutor coordena um grupo de trabalho e é responsável por passar o relatório diário das ações para a Secretaria”, destacou Galaxe.
Segundo o Secretário de Saúde, Paulo Hirano, a ESF não foi reativada plenamente porque a equipe médica ainda não está totalmente formada. Segundo ele, o médicos convocados não tomaram posse, por não concordarem com os salários, mas quando fizeram o concurso já conheciam os valores.
- Dessa forma, tivemos que chamar os próximos aprovados por ordem de classificação, o que retarda o processo, já que alguns pediram prorrogação e esse procedimento resulta em novos prazos, de acordo com o previsto no edital. Mas a Secretaria continua fazendo a convocação de outros médicos aprovados e aguarda o parecer do Ministério da Saúde a respeito do pedido de flexibilização da carga horária deles - explicou.
Hirano lembra que a Prefeitura convocou 28 profissionais da ESF e 132 profissionais do PACS. Ele acrescenta que mais de 95% dos imóveis usados pela Estratégia até 2008, já passaram por reforma (próprios e alugados). Os que eram alugados já foram devolvidos aos proprietários, de acordo com o calendário de obras previsto pelas Secretarias de Saúde e de Obras. “Apenas 3 deles ainda estão em fase de negociação com o departamento jurídico da Secretaria”, concluiu.
O dentista Felipe Tamy já tomou posse e lembra que a interdisciplinaridade de equipes é um dos critérios da ESF. “Acredito muito no trabalho preventivo que a ESF propõe. Meu foco de trabalho será a interação com os pacientes. Penso que todos devem trabalhar com base em uma mesma visão: a de que o nosso compromisso é com o bem estar dos assistidos”, opina o dentista.
O militar reformado, Benedito Manhães de Santana, 60 anos foi incluído no cadastro nesta sexta-feira (19) pela equipe do Núcleo Leopoldina e aprovou o atendimento. “Os agentes são excelentes. Minha mãe tem 83 anos e várias doenças, inclusive a diabetes. Tem muita dificuldade para andar. Mesmo pagando plano de saúde, a gente tem q esperar muitos dias para ser atendido”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2025 20:01:04 Chuvas de 60mm em uma hora provocam alagamentos na cidade
- 08/01/2025 18:36:20 Sarau da Casa de Cultura do Farol adiado em razão do mau tempo
- 08/01/2025 17:40:13 CEA e Parque Estadual da Lagoa do Açu realizam Eco Trilha na praia de Farol
- 08/01/2025 17:19:23 Vigilância Sanitária verifica denúncia e interdita restaurante no Centro da cidade
- 08/01/2025 16:44:33 IMTT participa de campanha sobre trânsito seguro das empresas do Porto do Açu
Chuvas de 60mm em uma hora provocam alagamentos na cidade
0801 18h36Sarau da Casa de Cultura do Farol adiado em razão do mau tempo
0801 17h40CEA e Parque Estadual da Lagoa do Açu realizam Eco Trilha na praia de Farol
0801 17h19Vigilância Sanitária verifica denúncia e interdita restaurante no Centro da cidade
0801 16h44IMTT participa de campanha sobre trânsito seguro das empresas do Porto do Açu
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira