Notícia no detalhe
Campos no caminho para implantar projeto turístico no Imbé
Campos está se estruturando para implantar o projeto turístico rural e ecológico na região do Imbé. “Conforme determinação da Prefeita Rosinha Garotinho, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (Sedep), através do Departamento de Turismo, vem fomentando o desenvolvimento turístico e discutindo as intervenções necessárias para implantar este projeto”, informa o secretário Orlando Portugal.
- A primeira trilha do Parque Estadual do Desengano (Ped), pelo lado de Campos, já foi aprovada pelo Conselho do Ped. A prefeitura faz parte do conselho – ressalta Orlando. O acesso ao parque será feito através da BR-101 (Campos-Rio), na localidade de Pião. Um dos atrativos naturais do parque é a Cachoeira Tombo D`água.
Uma guarita será instalada na entrada do parque, na localidade de Mocotó, onde ficará um guarda florestal para controle e vigilância do fluxo de visitantes. “Além da implantação do portal e da guarita com guardas, a prefeitura defende, junto ao conselho, a necessidade de termos guias locais. Através da qualificação profissional, faremos a inclusão social, gerando empregos para os moradores da localidade”, ressalta Portugal.
- Contamos com o apoio de proprietários de terras da região, onde estão situadas as cachoeiras Tombo D`água, Maracanã e as cachoeiras do Rio Mocotó. Estamos com reuniões periódicas para o desenvolvimento deste projeto - acrescenta.
Segundo o secretário, a Associação de Produtores Rurais do Sul de Campos (Aprosul) também está interessada no projeto, em virtude da infraestrutura criada para atender os produtores rurais e pecuaristas. “Entendemos estar na região do Imbé um grande aparato, não só turístico, como também de desenvolvimento nas áreas agrícola, pecuária e turística”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo.
Amanhã (terça-feira, 23), às 14h, acontece uma reunião na Sedep, com a Câmara Temática do Parque Estadual do Desengano, para discutir o projeto de educação ambiental que será implantado no parque, que é administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
O Inea vai solicitar à Autopista Fluminense a colocação de placas informativas indicando todos os atrativos naturais da região. A Cachoeira Tombo D`água faz parte do roteiro turístico de Campos e do Estado do Rio e consta no Guia de Turismo Ecológico do Estado do Rio.
A cachoeira, que já recebeu a visita de turistas de várias partes do Brasil e de outros países, como os Estados Unidos, tem uma queda de 80 metros, formando uma piscina natural. A cachoeira Maracanã tem este nome por sua formação rochosa, arredondada, em formato de camadas, que lembram as arquibancadas do Estádio Mário Filho, o Maracanã. O local é apropriado para banho e para a prática de rapel.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 08:48:54 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
- 30/04/2025 08:40:08 Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
- 30/04/2025 08:11:30 PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
- 29/04/2025 18:39:08 Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
3004 08h40Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
3004 08h11PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
2904 18h39Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
2904 15h06FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18