Cerca de 60 alunos típicos e atípicos de 18 escolas municipais participaram das Olimpíadas de Raciocínio da Mind Lab na Fundação Municipal de Esportes (FME), nesta quinta-feira (11), promovida pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Durante toda manhã eles resolveram problemas complexos, superaram desafios e desenvolveram o senso crítico através de jogos.
Participaram do evento a subsecretária de Educação, Rita Abreu; diretora pedagógica da Secretaria, Viviane Terra; a coordenadora da Educação Infantil, Anos Iniciais, Verônica Gomes; a coordenadora da Educação Infantil, Anos Finais, Ana Márcia Scott; a gerente de projetos da Seduct, Neidimar Abreu; vice-presidente da FME, Sandro Moura; e o gerente comercial da Mind Lab, Eric Medrado.
Gerente de Marketing da Mind Lab, Manoela Frug explicou que é muito importante desenvolver as habilidades socioemocionais das crianças e a metodologia da Mind Lab é muito eficaz nesse sentido, especialmente ao utilizar jogos como ferramenta pedagógica. De acordo com ela, a Olimpíada é a oportunidade para os alunos colocarem em prática o que aprenderam.
"É maravilhoso ver como as escolas e as famílias se envolvem no desenvolvimento dos alunos. Competições saudáveis podem realmente trazer o melhor de cada um. E o fato de promover a cooperação entre os alunos durante a competição é muito positivo, pois além de estimular o desempenho individual, também fortalece o trabalho em equipe. Tenho certeza de que todos estão ansiosos para mostrar tudo o que aprenderam", comentou.
A subsecretária Rita Abreu destacou a importância da Olimpíada. "Para que tudo isso acontecesse há pessoas que planejaram, desejaram e compraram sonhos. Educação transforma vidas e, quando pensamos em algo para os alunos, analisamos o que pode ser útil e mudar a vida de todos. Através dos jogos, aprendemos a lidar com situações conflitantes e ter serenidade para resolver os problemas”, disse.
Gestora do Ciep Brizolão 269, Francisco Portela, em Tócos, Giseli de Souza Pacheco Medeiros, disse que o evento ajuda a despertar o interesse das crianças. "É uma oportunidade deles interagirem, socializarem e uma motivação a mais para desejarem aprender", disse Giseli.
O gestor da Escola Municipal Marechal da Costa e Silva, Francisco José Almeida, também aprovou a ideia. "O interesse dos alunos aumentou consideravelmente com o Mind Lab. Esse tipo de competição é importante porque desperta o raciocínio deles", considerou o gestor.
Professora de Suporte Pedagógico (PSP) do Ciep Custódio Siqueira, Jocinea Motta Braga Peixoto pontuou que as Olimpíadas escolares têm um impacto positivo no ambiente educacional. "Ficou muito mais dinâmico para o professor trabalhar. Otimizou e eles perderam o medo de trabalhar com jogos. E, com as olimpíadas, é bom trazer os alunos para um ambiente diferente, porque é uma competição saudável e que traz harmonia ao aprendizado", disse.
Aluno da Escola Municipal José do Patrocínio, Isaac Gomes Vieira, disse que resolveu participar para se divertir e aprender. "Achei a proposta muito interessante e quis participar para ver como era. Estou gostando muito”. Karlos Endrews concordou: "Está sendo muito bom porque melhora bastante o raciocínio", comentou o aluno.
A COMPETIÇÃO
Dois torneios independentes marcaram o campeonato: Torneio do Jogo Pirâmide, com os estudantes de 4º ano e 5º ano; e Torneio do Jogo Hannibal, entre os estudantes de 6º ao 9º ano. Foram premiados todos os participantes por serem os campeões de suas escolas, com uma medalha de participação. Na premiação final, todos receberam ainda um troféu e um jogo.
VENCEDORES:
Jogo Pirâmide, 4º e 5º ano:
1º lugar: Theylon Pires Cardoso, da Escola Municipal Custódio Siqueira
2º lugar: Edgar Phillipe da Conceição Valadares, da E. M. Nossa Senhora da Conceição.
3º lugar: Caleb Paes Pereira da Silva Marques, E. M. Custódio Siqueira.
4º lugar: João Miguel Paes da Silva, E. M. Lulo Ferreira de Araújo.
Jogo Hannibal, 6º ao 9º ano:
1º lugar: Vitor Hugo Emanoel dos Santos Machado, da Escola Municipal Marechal Artur da Costa e Silva.
2º lugar: Kauã Matheus Lirio dos Santos, da E. M. Nossa Senhora da Conceição.
3º lugar: João Victor Nogueira Barreto, E. M. Santa Terezinha.
4º lugar: Arthur Joaquim Azeredo, E. M. Santa Terezinha.