Campos lidera o atendimento a pequenos e microempreendedores em 2024 no estado do Rio de Janeiro, no ranking das salas do empreendedor mantidas pelo Sebrae em parceria com as prefeituras. De 2 de janeiro a 11 de abril, o município realizou 3.800 atendimentos no Espaço do Empreendedor, que funciona nos altos da Rodoviária Roberto Silveira. Completam o ranking dos cinco primeiros municípios fluminenses Niterói (2.849), Petrópolis (2.588), Macaé (2.494) e Paraíba do Sul (2.247).
“O número expressivo indica que o trabalho proposto pelo prefeito Wladimir Garotinho vem dando muito certo. Em seu plano de governo, ele prometeu implantar um atendimento mais humanizado aos empreendedores de micro e pequeno porte, com um espaço próprio onde fosse possível obter todas as orientações sobre como formalizar seu negócio, além de capacitação para gerir seu empreendimento. O prefeito não só cumpriu a promessa, como também abriu um núcleo do Espaço do Empreendedor no Farol”, observa o subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust, que também destaca o excelente trabalho realizado pela equipe de atendimento para que Campos atingisse esse bom resultado.
Para o coordenador regional do Sebrae, Guilherme Reche, é de suma importância continuar investindo na qualidade da orientação ao pequeno empresário, fortalecendo a economia não apenas pela abertura de empresas, mas principalmente pela qualidade e solidez na sua jornada empresarial. “Essa é uma excelente ferramenta de indução do desenvolvimento econômico local para geração de negócios, aumento da empregabilidade e fortalecimento dos pequenos negócios, que representam mais de 95% das empresas formais no município”.
Crescimento e reconhecimento
Um dos frutos do trabalho desenvolvido no Espaço do Empreendedor foi o aumento no número de Microempreendedores Individuais (MEIs) em Campos. De 2021 a 2023, os registros na Receita Federal saltaram de 28.252 para 37.136 — um aumento de 31%.
Em março deste ano, a Prefeitura de Campos foi contemplada com o Selo Sebrae Referência em Atendimento na Categoria Prata, em disputa com 68 municípios fluminenses. No mesmo mês, o município foi finalista do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na Categoria “Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo”, pelo trabalho de desburocratização para abertura de novos negócios realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Ciclo de palestras
Ao longo de todo o ano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae também estão promovendo em conjunto o ciclo de palestras “Empreender e Crescer: O Caminho para o Sucesso”, voltado para MEIs e interessados em montar o próprio negócio. Uma vez por mês, nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, um especialista é convidado para falar sobre um tema ligado ao setor de empreendedorismo. As vagas são gratuitas e limitadas.
“Estamos sempre procurando ouvir as necessidades dos microempreendedores para melhor atendê-los. Nós queremos ajudá-los a desenvolverem suas atividades de forma mais profissional e planejada, oferecendo serviços como oficinas e palestras”, destaca a chefe administrativa da secretaria, Laryssa Batista.
Já estão agendadas as seguintes palestras:
20 de maio – Entendendo custos, despesas e preço de venda
24 de junho – Fluxo de caixa: indispensável, simples e eficaz
29 de julho – Lucratividade: crescer, sobreviver ou morrer
26 de agosto – Atendimento ao cliente: como satisfazer e encantar seus clientes
30 de setembro – Meios de pagamento eletrônico para pequenos negócios. Como otimizar suas mídias digitais (sua empresa no Google, WhatsApp Business e Instagram)
28 de outubro – Aumente suas vendas com o WhatsApp Business
25 de novembro – Instagram para negócios