O Ciclo I de Aplicação das Avaliações Periódicas, do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), terminou na semana passada. Na rede municipal de ensino de Campos, 145 unidades escolares que atendem crianças na etapa do Ensino Fundamental Anos Iniciais, participaram desse processo.
De acordo com Layla Constantino, articuladora municipal do CNCA pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), essa iniciativa do Ministério da Educação visa apoiar estados e municípios para que possam lançar mão dessa importante ferramenta que é a avaliação diagnóstica e formativa.
“A Plataforma de Avaliações Periódicas é uma importante parceria e estratégia do MEC de apoio às redes, para que as avaliações sejam introduzidas na rotina das escolas e principalmente na rotina dos professores no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, explicou Layla.
O CNCA foi instituído pelo Decreto Federal 11.556/23 e busca conjugar os esforços da União, dos estados e municípios para garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras, por meio da colaboração entre os entes federativos e o fortalecimento das formas de cooperação entre diferentes níveis de gestão.
“Para atender ao regramento descrito no Decreto, o MEC disponibiliza essa plataforma digital de Avaliações Periódicas. Sabemos da importância dos processos de avaliações tanto diagnósticas quanto formativas ao longo do ano, para termos, de fato, um diagnóstico mais preciso das intervenções pedagógicas que serão necessárias para atender à baixa proficiência das turmas, no sentido de garantir que as nossas crianças, ao término do período letivo, consigam alcançar as habilidades previstas para aquele ciclo de estudo”, afirmou a articuladora.
Ela acrescentou que, quanto mais informações e dados a Seduct tiver sobre a situação do processo de aprendizagem dos estudantes, sobretudo na etapa inicial da alfabetização, maiores são as chances de promover intervenções adequadas.
“E adequamos nossa metodologia, nossa forma de ensinar, para conseguir que as nossas crianças sejam alfabetizadas na idade certa. Aproveito para agradecer a grande mobilização e apoio de todos envolvidos no processo dessa ação”, completou Layla.
Encontro Regional
Com apoio da Seduct, Campos sediou, no último sábado (13), o Encontro Regional de Capacitação dos Profissionais que atuarão como formadores no Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). O evento contou com a participação de formadoras municipais de sete cidades do Norte Fluminense e aconteceu na Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem).
O LEEI é uma ação do CNCA, que visa garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país, fazendo com que 100% delas estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental; além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° anos, afetadas pela pandemia.
Além de Campos, participaram educadores de Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco, São João da Barra, Macaé, Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã e Rio das Ostras. Ao longo dos debates, alguns temas foram tratados como a relação escola-família, a inclusão, o trabalho em equipe na escola, entre outros assuntos.