O prefeito Wladimir Garotinho lançou, nesta quinta-feira (18), as obras do Programa Bairro Legal que serão realizadas no Parque Real, no subdistrito de Goitacazes, na Baixada Campista. As obras representam investimentos da ordem de R$ 24 milhões para construção de redes de drenagem e de coleta de esgoto sanitário, pavimentação de 24 ruas, construção de calçadas e paisagismo. A solenidade foi realizada no início da noite e foi prestigiada por moradores, lideranças comunitárias de Goitacazes, secretários de governo e alguns vereadores.
Ao chamar o representante da empresa que vai executar as obras para receber a Ordem de Serviço, o prefeito Wladimir fez uma recomendação:
"Quero pedir ao senhor que utilize nas obras o que tiver de melhor em qualidade dos materiais. Outro pedido que faço é que, como tem muita obra para realizar e vai precisar de muita gente trabalhando, que o senhor dê prioridade na contratação às pessoas que morem no bairro e nas proximidades", pediu o prefeito ao responsável pelas obras, Aldo Roque, que anunciou o início da elaboração do projeto executivo de imediato, com previsão de conclusão dentro de 15 dias, prazo para o início das obras, com o serviço de terraplanagem com a escavação das ruas.
Wladimir, acompanhado do secretário de Obras e Infraestrutura, Fabrício Ribeiro, falou que as obras, que vão transformar a qualidade de vida das pessoas no Parque Real, serão realizadas com recursos próprios da Prefeitura e discorreu sobre sua emoção em poder realizar obras relevantes para a população em sua gestão.
"Me sinto muito feliz por poder estar lançando obras como esta aqui no Parque Real, com recursos da Prefeitura, porque, quando assumimos, a situação financeira era crítica, e era inconcebível poder realizar sonhos da população como esse de morar num bairro com ruas sem lama, sem poeira e sem esgoto transbordando das fossas e escorrendo pelas ruas. Esse sofrimento vai acabar e, com a graça de Deus, vamos iniciar e terminar as obras, assim como temos feito em diversos bairros da cidade e no interior. Essa obra, aqui no Parque Real e também as obras do Parque Vila Romana e Bugalho já teriam sido iniciadas se não fossem opositores que estiveram no governo anterior mas não fizeram nada e entraram com ações na Justiça para tentar impedir que realizássemos as obras que vocês, moradores, tanto precisam. Eles atrasaram as obras, mas não conseguiram impedir, e vamos realizar", afirmou o prefeito Wladimir Garotinho.
Prestigiaram a solenidade, os vereadores André Oliveira, Bruno Pezão, Juninho Virgílio, Kassiano Tavares, Marcione da Farmácia, Paulo Arantes, Toni Siqueira e, ainda, o ex-vereador Álvaro Oliveira e o ex-deputado federal Marcão Gomes, além de diversas lideranças comunitárias.
No subdistrito de Goitacazes, várias obras já foram realizadas na atual gestão e outras estão em andamento, a exemplo das obras do Programa Bairro Legal do Parque Saraiva, que está sendo realizada por meio de parceria com o Governo do Estado. O Estado custeia a execução e a Prefeitura entra com materiais para a obra em mais de 30 ruas que recebem a construção de galerias pluviais (drenagem das águas das chuvas), galerias para esgotamento sanitário, pavimentação das ruas e construção de calçadas, além de construção de extenso e profundo canal para assegurar a drenagem que recebe das galerias que drenam todas as ruas do bairro.
O distrito recebeu obras relevantes para a qualidade de vida da população, como a reestgruturação, reforma e ampliação do Hospital São José; a aquisição de um moderno tomógrafo para a Unidade Hospitalar; construção de Usina de Oxígênio para o hospital cuja demanda aumentou com as melhorias, a ponto de fechar o ano de 2023 com 125 mil atendimentos; reforma da Pração São Gonçalo, que receberá seis modaliddes esportivas; reforma da Escola do bairro Donana; recuperação da autovia Linha do Limão; recuperação da Rua Sebastião Silvino e reforma da Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, antiga Estação da Ferrovia Campos-Santo Amaro, cujo prédio foi doado pela então RFFSA (Rede Ferroviária Federal) para a Prefeitura.