O Hemocentro Regional de Campos (HRC) realizou na última semana, em parceria com o Porto do Açu e a equipe do projeto “AbrAÇU”, uma palestra educativa sobre a importância da doação de sangue. O encontro on-line abordou o tema “Conectados pela Solidariedade, Salvando Vidas” e contou com a adesão e participação de 60 colaboradores.
Durante o evento, ocorreu a apresentação conhecida como DMASS (Diálogos de Meio Ambiente, Saúde e Segurança), que acontece semanalmente com o propósito de proporcionar diálogos sobre segurança no trabalho, saúde e sustentabilidade aos colaboradores da Porto Portela e suas empresas terceirizadas. Os DMASS são conduzidos atualmente por meio da plataforma Microsoft Teams.
Foram abordados diversos aspectos relacionados à importância da doação de sangue e ao funcionamento do Hemocentro Regional de Campos, incluindo a necessidade constante de sangue para atender a demandas médicas emergenciais e cirúrgicas, a segurança e rigor dos procedimentos de coleta e armazenamento de sangue, além dos critérios para ser um doador, como idade, peso e saúde geral.
Também foram destacados os benefícios da doação regular de sangue tanto para os receptores quanto para os doadores. Durante a palestra, a assistente social Maria Gonçalves esclareceu dúvidas comuns sobre o processo de doação, os cuidados antes, durante e pós-doação e como agendar uma doação no HRC.
“Divulgar a importância da doação de sangue é essencial para garantir estoques suficientes e diversificados, salvando vidas e promovendo a solidariedade. Essas ações sensibilizam as pessoas sobre a necessidade contínua da doação de sangue e incentivam a participação regular de doadores”, comentou o analista de responsabilidade social do Porto do Açu, Bruno Esteves.
Sobre o Projeto AbrAÇU do Porto do Açu
Criado em 2017, o “AbrAÇU” envolve a atuação de colaboradores da Porto do Açu Operações e de outras empresas parceiras no desenvolvimento de soluções para problemas e desafios da sociedade, especialmente para pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade. As ações do AbrAÇU se estendem por diferentes localidades, abrangendo principalmente as cidades de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e Rio de Janeiro. Os voluntários do “AbrAÇU” se dedicam a promover mudanças positivas por meio de doações, arrecadações e atividades, que vão desde a entrega de alimentos, agasalhos, brinquedos e livros até a realização de eventos culturais e campanhas de doação de sangue.
Como doar
Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos (ou até 65 anos, se já tiverem doado antes dos 60) e peso superior a 50 quilos podem doar sangue, devendo apresentar um documento original com foto. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável. Além disso, é necessário não ter praticado atividades físicas intensas nas últimas cinco horas, não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e estar descansado.
Para aumentar o banco de sangue, o HRC está intensificando as coletas externas com o auxílio da unidade móvel. Para agendar a visita do ônibus, basta ligar para o telefone (22) 981730463 ou (22) 981752599, das 8h às 17h, ou mandar um e-mail para socialhemo2021@gmail.com.
Confira a agenda do mês de abril:
25/04 - São Fidélis
30/04 - Quissamã
O Hemocentro Regional está localizado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju, e funciona diariamente das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.