Pelo segundo dia consecutivo, a Gestão do Cadastro Único, no Centro, realizou o atendimento temporário para a atualização do CadÚnico de famílias referenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jóquei, Chatuba, Codin e Ururaí. Nesta quinta-feira (25), cerca de 160 pessoas procuraram a unidade e foram atendidas por ordem de chegada. Na sexta-feira (26), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social abrirá, através da internet, o agendamento para o atendimento da semana que vem.
A coordenadora do CadÚnico, Kamila Oliveira, explica que o agendamento será através de um link disponibilizado no Instagram da SMDHS, o @social.camposrj. Cada CRAS (Jóquei, Chatuba, Codin e Ururaí) terá um link para a marcação do atendimento das famílias que precisam atualizar o cadastro.
“Se você pertence a algum desses CRAS e precisa atualizar, de fato, o atendimento é aqui. Nesta sexta-feira, o link exclusivo para cada CRAS, para o agendamento da semana que vem, será aberto para que a gente possa atender todos da melhor forma possível. Hoje, inclusive, a gente já conseguiu absorver todas as demandas antes de oito horas. Todo mundo já estava sentado e aguardando o atendimento, inclusive com o excedente, com sobra de vagas. É importante ressaltar que amanhã estaremos em função da disponibilização do link. Então, a Gestão estará disponível para outros atendimentos aqui, que não é aquele aberto ao público”, explicou.
A coordenadora ainda ressalta que o atendimento para atualização do CadÚnico foi centralizado na Gestão para diminuir o tempo de espera das famílias que necessitam atualizar os dados.
“Ontem tivemos um dia atípico, de muita procura aqui na Gestão, justamente porque algumas pessoas estavam desinformadas e nos procuraram. Os 14 CRAS atendem famílias com outras demandas, não só para a atualização do CadÚnico. Por isso o tempo de espera acaba sendo maior. Sendo assim, centralizamos o atendimento aqui para quem precisa fazer a atualização especificamente de quatro unidades. É importante dizer que as famílias que pretendem iniciar o CadÚnico devem procurar o seu CRAS de origem”, ressaltou.
Tuiany da Conceição, referenciada no CRAS da Codin, foi atendida de forma rápida e conseguiu atualizar o seu cadastro. “Hoje eu vim e que consegui ser atendida bem rápido. Eu sou usuária do Bolsa Família e precisava atualizar a transferência de escola da minha filha, porque não constava no meu CadÚnico. Que bom que eu consegui resolver antes de dar algum problema”, disse.
Vera Lúcia Ribeiro, de Dores de Macabu, é atendida pelo CRAS de Ururaí. Ela precisava informar a transferência de escola do neto, que mora com ela. Ela, que mantém uma casa com 10 pessoas, é beneficiária do Bolsa Família.
“O meu Bolsa Família não foi suspenso, mas eu precisava resolver a pendência da escola do meu neto. Eu não estou trabalhando e meus filhos e netos moram comigo. O atendimento foi rápido e estou muito satisfeita que a minha situação foi resolvida”, contou.
A atualização faz parte da Ação de Qualificação Cadastral de 2024, um procedimento determinado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e serve para atualizar dados sobre as famílias inseridas no Cadastro Único, evitando a exclusão em programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.