O prefeito Wladimir Garotinho visitou, neste sábado (27), as obras de reforma e ampliação do Hospital Ferreira Machado (HFM).
Durante a visita, Wladimir esteve acompanhado do secretário de Saúde Paulo Hirano; do secretário de Obras e Infraestrutura, Fabrício Viana Ribeiro, e do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) Arthur Borges. As melhorias no HFM fazem parte do compromisso assumido desde o início da gestão do prefeito e do vice-prefeito Frederico Paes.
Enquanto os trabalhos prosseguem, já é possível observar avanços significativos nas obras, como a pintura interna, que atingiu 70% de conclusão; a construção dos banheiros com 90% de conclusão e a instalação elétrica, que está 80% concluída.
Além disso, o forro do hospital está 65% pronto e o sistema de esgoto já alcançou 90%, destacando a abrangência das melhorias em andamento. O jardim e a calçada de acesso das ambulâncias estão em processo de construção.
Wladimir reforçou o compromisso da sua gestão com a saúde. "Teremos um novo pronto-socorro, quintuplicando a sua capacidade de atendimento. Também teremos uma reforma estrutural em todo primeiro andar do hospital, que recebe a maioria dos pacientes, além da reforma em toda a fachada do HFM. Quando assumimos a gestão, tinham pessoas nos corredores; hoje, essa realidade não existe mais e seguimos avançando, ampliando e oferecendo o melhor serviço para a população para salvar vidas e atender melhor cada um de vocês", disse o prefeito.
O secretário de Saúde, que também acompanhou a visita, destacou a importância da obra. "O HFM está sendo ampliado e reformulado na sua estrutura, com a nova área da emergência, um novo pronto-socorro, que vai contar com novas salas de cirurgia e, também, uma remodelação completa do fluxo assistencial e de toda a fachada do hospital. Em breve, teremos um Novo HFM", destacou Paulo Hirano.
O presidente da FMS, Arthur Borges, explicou as mudanças significativas que virão com a conclusão da obra. "O grande objetivo dessa obra é separar os fluxos e fazer com que os pacientes só tenham acesso no hospital a áreas em que fique dentro da complexidade deles. Hoje, por exemplo, quando chega um paciente muito grave, ele passa muito próximo ao paciente que está com o cisco no olho ou que vem fazer uma avaliação de um dentista", explicou Arthur.
A técnica administrativa Luana Pereira, de 46 anos, é mãe do João Victor, de 16 anos, que veio de outro município e está internado no HFM desde o dia 1° de abril, agradeceu a equipe do hospital pelo atendimento que vem fazendo.
"Primeiramente, eu agradeço a Deus porque meu filho estar vivo é um milagre. E segundo, a toda a equipe médica da UTI. O João está sendo muito bem assistido. É imensurável. Agradeço toda a atenção que eles estão dando. O caso do meu filho é bem delicado e a todo momento eles estão fazendo tudo possível", agradeceu Luana.
Avaliada em R$ 15 milhões e com previsão de adição de 44 novos leitos, as obras do Hospital Ferreira Machado têm um prazo estimado de 18 meses para conclusão, embora possam ser antecipadas. Além disso, a estética do hospital será renovada, com toda a estrutura visual revestida de vidro espelhado e um letreiro maior para facilitar a identificação e localização da unidade, proporcionando uma imagem mais moderna e acolhedora. A visita também contou com a participação do superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes, e do superintendente de Faturamento e Finanças, Filipe Mocaiber.