Segundo especialistas, ser criativo na sala de aula é um dos principais requisitos que ajudam o professor a manter o interesse dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Pensando nisso a Escola de Formação de Educadores do Município (Efem) está com várias capacitações com inscrições abertas com esse objetivo. Um desses cursos é o de Teatro para Professores, que acontece na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, em Goitacazes.
Ministrado pela atriz, professora e arte-educadora, Lúcia Talabi, o curso acontece novamente no dia 30 deste mês; 14 e 28 de maio, 11, 25 e 28 de junho e 9 de julho. O público-alvo é de professores de Educação Infantil, Fundamental Anos Iniciais e professores de Artes, mediadores, auxiliares de turma.
O objetivo é trazer o teatro como aliado à didática e prática do professor e recurso pedagógico tornando a aprendizagem prazerosa e participativa, além de ser uma forma de entretenimento e de educação, pois desenvolve o trabalho em grupo, ajuda a superar a timidez, desenvolve a imaginação, memorização e o vocabulário.
Ainda nessa linha, nos dias 2, 9 e 16 de maio, será ministrado o curso “Os Usos do Cinema Nacional na Escola - A Legalidade e a Intencionalidade Pedagógica”, na sede da Efem. O encontro vai trazer esclarecimentos sobre o uso do cinema como elemento agregador no dia-a-dia da sala de aula. É necessário que o professor participe dos três encontros, que acontecem sempre às 14h.
O curso, ministrado pelo sociólogo, bacharel em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Sociologia Política, Pós Doutor em Políticas Sociais e professor dos cursos de Direito e Pedagogia do Uniflu, Heitor Benjamim, é destinado a professores de Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais.
Em 30 de abril acontecerá, na Casa de Cultura Villa Maria, o curso “Arte Moderna Brasileira para crianças: vivências pedagógicas”, destinado a Professores do Fundamental I e Educação infantil. Os palestrantes fazem parte do Arte na Escola, polo regional da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) com encontros em maio, junho e julho, sendo necessária a presença em todos.
TECNOLOGIA E SAÚDE
Uma das ferramentas mais utilizadas atualmente na sala de aula, os tablets, não poderiam ficar de fora da lista de formação. "Introdução ao Tablet na Educação: Conceitos Fundamentais e Aplicações Pedagógicas", aconteceu na sede da Efem, dia 16 deste mês, levando conhecimento para professores da educação infantil acerca dos conceitos fundamentais e aplicações pedagógicas.
EXATAS
Fechando a programação de cursos, no final deste mês, dia 29, vai ser realizada a capacitação “Jogos na Sala de Aula de Matemática”, na sede da Efem, visando refletir sobre a utilização de jogos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A proposta contempla a apresentação do projeto de extensão Se Jogando na Matemática, do Programa Dá Licença Matemática/UFF. O público-alvo são os professores dos anos finais, regular e EJA.
Ainda na área de Exatas, no dia 23 de maio, professores dos anos finais, regular e EJA, poderão fazer o curso “Provando em Matemática: uma prática de argumentação”, que traz um conhecimento sobre a definição de prova matemática, fazendo demonstrações e trazendo argumentação, busca uma diferenciação desses conceitos, reproduzindo diversas provas matemáticas que podem ser utilizadas nos Anos Finais do Ensino Fundamental, entre outras atividades.
IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO
De acordo com a coordenadora da Efem, Talita Ernesto, alguns temas estão sendo trabalhados nos dias de planejamento dos segmentos para otimizar o tempo de formação continuada dos educadores.
“A Efem convida a todos os educadores, profissionais que atuam diretamente e indiretamente com a sala de aula a participar das formações propostas. São temas como primeiros socorros, vida saudável, violência infantil, letramento e alfabetização, teatro para Professores, tecnologia digital na sala de aula, saúde vocal, arte moderna, anatomia na prática, jogos na sala de aula, entre tantos outros que colaboram para um autocuidado do professor e uma prática em sala de aula mais atualizada, crítica e estruturada”, convida Talita.