A Prefeitura de Campos conta com sete Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (Peves), também, chamadas popularmente de entulhódromos. O local é apropriado para o descarte de móveis inutilizados, materiais inservíveis e Resíduos de Construção Civil (RCC) de pequenas reformas, evitando assim o acúmulo de material em vias públicas. Entre os benefícios de utilizar corretamente os Peves, estão o descarte correto de resíduos, calçadas e terrenos mais limpos e, consequentemente, prevenção da proliferação de insetos, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, e animais peçonhentos. Os entulhódromos desempenham importante papel na limpeza da cidade, na preservação do meio ambiente e na prevenção a doenças.
Além dos entulhódromos, outras iniciativas do poder público também contribuem para manter a cidade mais limpa, como os mutirões de limpeza, realizados a cada 45/60 dias, dependendo das dimensões e necessidade do bairro, e os faxinões, ações integradas que também contam com equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Secretaria de Ordem Pública e Subsecretaria de Limpeza Pública, entre outros órgãos da prefeitura.
O faxinão começou em fevereiro e já percorreu os Parque Guarus e Esplanada; o distrito de Travessão; Tocos e Goytacazes, na Baixada Campista; e o bairro do Jóquei. Só no Jóquei, foram 11.477 imóveis visitados; 3.015 imóveis tratados e cerca de 500 terrenos baldios vistoriados. A ação ganhou reforço da tecnologia com a utilização de drones para identificar terrenos e imóveis abandonados.
O município de Campos possui mais de 4 mil quilômetros quadrados, sendo o maior município em extensão territorial do Estado do Rio de Janeiro, portanto, além de todo trabalho realizado pelo poder público, a conscientização da população é fundamental para conservar a limpeza do município. Infelizmente, em muitos pontos da via pública, é possível encontrar resíduos de construção civil, móveis descartados, eletrodomésticos e vegetação.
- A conscientização da população é fundamental. Temos os mutirões, os faxinões, os entulhódromos, mas ainda temos alguns pontos de acúmulo de lixo e entulho, que são crônicos, e precisamos que a população colabore. Os agentes limpam e, muitas vezes, nos dias seguintes, já é possível ver restos de obras e, logo depois, os sacos de lixo. Isso é muito prejudicial para nossa cidade. Vamos todos colaborar – informa a secretária de Serviços Públicos, Simone Muniz, também.
Além dos entulhódromos, que recebem restos de pequenas obras, o município conta com coleta de lixo domiciliar e comercial eficiente. “A população pode e deve colaborar, colocando o lixo devidamente ensacado nos dias de coleta e, de preferência, em locais mais altos para evitar que animais que passam na rua rasguem os sacos e espalhem o lixo, portanto, não há necessidade de descartar em vias públicas ou terrenos e deixar o lixo na frente de casa fora do dia da coleta”, afirma a secretária de Serviços Públicos, Simone Muniz.
A secretária também reforça os dias de coleta. “Na margem esquerda, do lado de Guarus, os dias de coleta são terças, quintas e sábados. Na margem direita, que é do lado do Centro e outros bairros, às segundas, quartas e sextas. Ao colocar o lixo em frente às residências fora do dia de coleta, há o risco dos animais espalharem o lixo pela rua e, em caso de chuva, os sacos também podem ser levados para os bueiros, prejudicando o escoamento da água e provocando alagamentos”.
Peves - Entre os locais dos entulhódromos, estão Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Parque Aurora; atrás do Hospital Geral de Guarus (HGG); Avenida Zuza Mota, Penha, Caju, Flamboyant e Parque Julião Nogueira. Os Peves funcionam de segunda a sábado, das 7h às 19h e, aos domingos, das 7h às 13h. Para denúncias de descarte irregular de lixo e entulhos, a população pode ligar para (22)98168-3645.