Com a chegada do mês de maio, uma importante campanha ganha destaque na luta contra a violência sexual direcionada a crianças e adolescentes. O “Maio Laranja” é uma iniciativa que busca conscientizar e mobilizar a sociedade para a promoção da proteção e a garantia dos direitos infantojuvenis. O símbolo dessa campanha é a flor gérbera, representando a fragilidade e vulnerabilidade dos pequenos frente à violência. No dia 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil, uma data que serve como marco para reforçar o compromisso de toda a sociedade com a causa. Em Campos, o Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança vítimas de violência sexual (CAAC) promove seminário e desenvolve projeto com o Programa Saúde na Escola (PSE) para fortalecer a rede de proteção e atendimento a esse público.
Como parte das atividades do “Maio Laranja”, o CAAC está organizando o I Seminário “Enfrentando Desafios Contra Violência Sexual Infantojuvenil”. O seminário ocorrerá no dia 16 de maio, às 14h, no auditório da FMC (Faculdade de Medicina de Campos) e reunirá especialistas e profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social, para discutirem estratégias eficazes de enfrentamento e prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes. O link de inscrição para participar do evento já está disponível
AQUI. Os participantes ganharão certificados.
CAAC NAS ESCOLAS
Em colaboração ao Programa Saúde na Escola (PSE), o projeto "CAAC nas Escolas" surge como uma importante iniciativa para expandir a rede de proteção às crianças e adolescentes em todo o município. Sob a coordenação de Alice Alves, o projeto visita escolas, levando informação e conscientização sobre a prevenção da violência sexual infantojuvenil.
“O CAAC nas Escolas é mais do que uma simples iniciativa, é um compromisso com a proteção e a educação de nossas crianças e adolescentes. Estamos empenhados em levar informações sérias e responsáveis sobre a prevenção da violência sexual, garantindo que cada aluno saiba que tem direitos e onde buscar ajuda. Ver o envolvimento e o interesse da comunidade escolar nos motiva a expandir ainda mais esse projeto, alcançando não apenas a rede pública, mas também a rede privada de ensino e o ensino superior. Nosso objetivo é criar uma rede de proteção forte e abrangente, onde cada criança e adolescente se sinta seguro para relatar qualquer situação de violência que tenha enfrentado", afirma Alice Alves.
No Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM), duzentos alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental participaram dessa ação itinerante. Através de uma abordagem cuidadosa e adaptada a cada faixa etária, o projeto visou garantir que as crianças e adolescentes tivessem conhecimento sobre seus direitos e aonde buscar ajuda em caso de violência.
O superintendente do HFM e presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges, destacou a importância desse trabalho de acolhimento. “Essas ações não apenas educam e protegem as crianças e adolescentes, mas também capacitam professores, profissionais da educação e responsáveis, fortalecendo toda a população na defesa dos direitos e na prevenção da violência infantojuvenil”, relatou.
O CAAC oferece um espaço seguro e acolhedor para as vítimas de violência sexual. Os pacientes são atendidos por uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, psicólogos, pediatras, médicos legistas e policiais civis. Esses últimos fazem o registro de ocorrência. O serviço funciona 24h por dia, de segunda a segunda. O CAAC Campos é a segunda unidade do Estado e a primeira instalada no interior, sendo a terceira unidade do Brasil.
DISQUE 100
Conhecido como Disque Direitos Humanos, o Disque 100 é um serviço fundamental voltado para a realização de denúncias de violações de direitos humanos, incluindo casos de abuso e exploração sexual infantil. Disponível 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados, o Disque 100 oferece um canal seguro e confidencial para relatar situações de violência que estão ocorrendo ou que acabaram de acontecer.