A pequena Pérola das Chagas Faria, de 3 anos, estava com perda da visão do olho esquerdo quando foi atendida pela oftalmologista Helen Espírito Santo, na 13ª edição do programa Morar com Saúde, a primeira do ano de 2024, que aconteceu neste sábado (4), no bairro Novo Jóquei. Depois do atendimento, ela foi encaminhada para tratamento a laser na rede contratualizada do município. "Estou triste porque minha filha teve essa perda de visão, mas feliz porque estamos saindo daqui com encaminhamento para cuidar da saúde dela", disse a mãe de Pérola, Naiara Rosa, 23 anos. A menina contraiu um vírus e, após o tratamento, se queixou de não estar enxergando bem, segundo a mãe.
Assim como Pérola, centenas de moradores do conjunto habitacional Recanto das Árvores e das Flores, do Morar Feliz do Novo Jóquei, tiveram suas necessidades atendidas pelo programa, que foi criado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo, e conta com a parceria de várias secretarias municipais, entre elas, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social.
A primeira edição foi lançada oficialmente no dia 14 de março de 2022 pelo prefeito Wladimir Garotinho, no Condomínio da Bíblia, situado no Parque Santa Clara, em Guarus. Como nas edições anteriores, o prefeito participou do evento, acompanhado da primeira-dama, Tassiana Oliveira. Ele ressaltou a importância do programa na melhoria da qualidade de vida da população.
"Antes de toda essa estrutura ser montada, as equipes vão aos conjuntos habitacionais para fazer um levantamento das reais necessidades das famílias e, assim, planejar as ações, de acordo com as particularidades de cada bairro. Buscamos ofertar o que eles realmente estão precisando. O programa é a porta de entrada para que os serviços públicos cheguem aos moradores", comemorou Wladimir, agradecendo a parceria da iniciativa privada, como a de laboratórios, que abraçaram a ideia com o intuito de promover a saúde gratuita.
Já a primeira-dama, Tassiana Oliveira, afirmou que estar junto da população para fazer o trabalho de escuta e levar os mais variados serviços é no que acredita o governo. “Estamos atentos 24 horas e sempre presentes para conhecermos as necessidades da população", disse Tassiana.
Em sua 13ª edição, o Morar Com Saúde disponibilizou mais de dez consultórios para atendimento médico, odontológico e psicológico; estandes de farmácia para retirada de medicamentos; atendimento do Núcleo de Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde para agendamentos de consultas e exames. Houve, ainda, estande para atendimento sobre planejamento familiar. Uma equipe do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, do Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), ofereceu testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. Tiveram diversos serviços de outras pastas, como vacinação de cães e gatos; corte de cabelo, penteados, esmaltação das unhas, entre outros.
A coordenadora do Morar com Saúde, Linda Mara Silva, falou sobre o sucesso do programa.
"Nosso objetivo é cuidar das pessoas e é o que estamos fazendo. É a grande missão do governo do prefeito Wladimir Garotinho. É um momento de realização ver esse local cheio de pessoas buscando atendimento. Desde o lançamento, o programa já atendeu 20 mil pessoas e queremos aumentar esse número até o final do ano", contou.
O programa reuniu 257 profissionais de diversas áreas e promoveu centenas de atendimentos. O balanço oficial ainda não foi divulgado. O próximo conjunto a receber o Morar com Saúde já foi definido por Linda Mara. "Será no Parque Prazeres, mas ainda não temos uma data", disse.
A atendente Karoline Valadares, de 30 anos, participou pela primeira vez do programa. Ela tem pressão alta e foi ao local para atendimento com o clínico geral. Ela estava acompanhada do filho Davi Lucas Matias, de 10 anos.
Com os filhos tossindo, Sara Cristina Oliveira, de 26 anos, levou Alice e Arthur para consulta com o pediatra.
"Além da consulta, orientamos os pais sobre o que fazer em casos de novos sintomas e onde procurar atendimento para não superlotar as emergências com casos que não sejam graves", explicou a médica pediatra, Jéssica Nascimento.
MEIO AMBIENTE
Pela primeira vez, o projeto "Adote uma árvore", da Subsecretaria de Meio Ambiente, integrou o Morar com Saúde. "A arborização tem um papel fundamental na saúde da população, reduzindo os efeitos do calor e protegendo de doenças respiratórias. Para adotar a muda, os interessados assinaram um termo de compromisso e receberam as instruções necessárias. Depois, a gente vai voltar para entregar e plantar a muda", explicou o diretor técnico de Meio Ambiente da subsecretaria, o engenheiro agrônomo Carlos Ronald Macabu Arêas.