A maior e mais tradicional Feira da Roça, que funciona na Praça da República, atrás da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, está de cara nova e, agora é Feira da Agricultura Familiar e do Pescado, juntamente com várias outras que que funcionam em pontos diversos do município. Na manhã desta sexta-feira (10), quem esteve no local se deparou com barracas padronizadas e feirantes uniformizados. O novo visual foi aprovado pelos consumidores e produtores. O prefeito Wladimir Garotinho esteve no local pela manhã, conferindo a nova estrutura.
Por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca, a Prefeitura adquiriu 260 barracas, distribuídas entre as seis feiras da agricultura familiar. Só na Feira da Praça da República foram mais de 160 barracas, com tendas de 3m X 2m e tabuleiros de 2m X 1m. Todos os feirantes receberam avental, jaleco e boné padronizados.
O prefeito Wladimir Garotinho falou sobre o fortalecimento da agricultura familiar na cidade.
“Tão importante quanto produzir é ter como vender a mercadoria, para sair da mão do atravessador e ter melhor margem de lucro. Agora temos todas as feiras com barracas novas, uniformes novos, tudo para organizar melhor e transformar o visual desse local, deixando o espaço ainda mais agradável, tanto para os clientes quanto para o agricultor, que trabalha duro para plantar e produzir a comida que chega às nossas mesas, e a Prefeitura está ajudando criando espaços adequados para a comercialização da produção”, detalhou o prefeito.
Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior, as novas barracas representam mais valorização da agricultura familiar. “Essa padronização fortalece o principal gargalo da agricultura familiar, que é a comercialização. Na feira, são vendidos produtos frescos que vão do produtor direto ao consumidor, que é o que a gente chama no mundo de mercado curto e que agrega valor à produção. A feira hoje é uma indústria e, aqui, são mais de 300 feirantes levando renda para as suas famílias. O governo Wladimir Garotinho dá total suporte e apoio no principal problema que a agricultura familiar tem, que é a comercialização. E o governo Wladimir tem trabalhado para criar pontos de comercialização, seja por meio das feiras, pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), voltado para a merenda escolar, ou pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para as instituições sociais de Campos”.
Sérgio Luiz Dias, presidente da Associação Feirantes, em nome de todos que atuam nas barracas da Feira da Praça da República, presenteou o prefeito com uma cesta de produtos oriundos da agricultura familiar e falou do apoio da Prefeitura ao setor. “Os feirantes estão se sentindo valorizados e mais seguros para comercializar seus produtos. Ver as feiras organizadas e bonitas nos dá um incentivo maior”.
A feirante Leandra dos Santos, está satisfeita com o novo visual das feiras.
“Minha mãe tinha barraca e eu trabalhava com ela. Agora eu que trabalho na feira e é a primeira vez que temos algo tão organizado. Estamos muito felizes e é bom para nós e para os clientes também”.
“As novas barracas representam inovação. É muito importante para nós e também para os frequentadores da feira. Ações assim valorizam nosso trabalho. A gestão de Wladimir está sendo muito importante, voltada para a população que produz”, disse Antônio Francisco de Souza Siqueira, feirante há 26 anos.
A consumidora Maria da Graça Mota frequenta toda semana a feira da Praça da República e aprova a padronização do espaço.
“Adoro a feira. Tudo é muito fresco e muito acessível. As novas barracas fizeram o espaço ficar muito bonito e arrumadinho. Os feirantes merecem essa melhoria. As barracas são muito boas, com cobertura, têm um acabamento ótimo, e os feirantes estão protegidas da chuva, do sol. Muito bom, muito bom mesmo. Isso é muito significativo: valorizar, conservar e estimular”.
Em Campos, as Feiras da Agricultura Familiar e do Pescado estão presentes em diversos locais durante a semana. Nas terças e sextas-feiras, na Praça da República e, na quarta-feira, na rotatória do Parque Tamandaré. Na quinta, na praça principal do IPS e na Praça do Flamboyant. Às sextas, os produtos da agricultura familiar podem ser encontrados no Turfe Clube, em frente ao Colégio Maria Lúcia. Aos sábados, tem feira na praça em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário (Igreja do Saco); na Praça São Benedito, em Goitacazes; e na Avenida Atlântica, no Farol.