Notícia no detalhe
Dia das Mães: Vacinação para os filhos neste sábado e domingo
As salas de imunização da Secretaria Municipal de Saúde e da Clínica da Criança estarão funcionando das 8h às 17h
Por: Valquíria Azevedo -
Foto: César Ferreira - 10/05/2024 - 18:56:55
Que tal aproveitar o Dia das Mães para se proteger e proteger quem você ama? A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) te ajuda nessa missão, disponibilizando dois postos de vacinação com funcionamento das 8h às 17h deste sábado (11) e domingo (12). São 20 imunizantes que protegem contra várias doenças, entre elas gripe, Covid-19, meningites, pneumonias, poliomielite e sarampo. A aplicação acontece na sede da secretaria, área central da cidade, e na Clínica da Criança, no subdistrito de Guarus.
Pelo calendário de rotina, podem ser vacinadas crianças acima de 2 meses, adolescentes, adultos e idosos. Os imunizantes são: VIP, VOP, Tríplice Viral, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, DTP, dT adulto, Meningocócica ACWY, Hepatite A, HPV quadrivalente, além de dTPA, que é exclusiva para gestantes. As vacinas são aplicadas de acordo com a indicação do Ministério da Saúde para cada faixa etária e a situação vacinal de cada pessoa.
“Devido ao trabalho e aos afazeres domésticos muitas mães têm dificuldades para manter a própria vacinação e a dos filhos em dia. Entretanto, desde 2021, o município adotou a vacinação aos finais de semana e feriados. Essa estratégia tem facilitado o acesso às vacinas e a adesão tem melhorado a cada dia”, disse a coordenadora de Imunização da SMS, Amanda Carvalho.
A vacina Influenza, que previne contra a gripe, é aplicada para todas as pessoas acima de 6 meses de idade. Já contra a Covid-19 estão disponíveis três imunizantes no momento.
A Pfizer Baby é aplicada para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O esquema primário é composto pela primeira dose aos seis meses de idade, a segunda dose aos sete meses e a terceira dose aos nove meses.
As crianças de 5 a 11 anos recebem a vacina Pfizer Pediátrica. Já a Coronavac é aplicada para crianças acima de 3 anos. Ambas são aplicadas duas doses do esquema primário, com intervalo de 30 dias, entre uma dose e outra. Para aquelas que estão com o esquema primário incompleto ou com dose atrasada, também deve respeitar o intervalo entre a 1ª e a 2ª dose.
Para receber a vacina de rotina e gripe é preciso levar documento com foto, CPF ou cartão do SUS e a caderneta de vacinação, no caso das crianças e adolescentes. Para aqueles que irão receber a vacina contra a Covid-19, serão necessários os documentos pessoais e o Cartão de Vacina Covid-19 para quem já iniciou o esquema vacinal. Pessoas imunocomprometidas é obrigatório o laudo médico ou outro documento que comprove a condição.
Últimas Notícias adicionadas
- 04/09/2025 18:38:53 Empoderadas traz Érica Paes para aula de defesa pessoal em Vila Olímpica de Guarus
- 04/09/2025 17:19:01 Alunas levam coagulante natural para tratar água à Mostra Nacional de Ciência
- 04/09/2025 17:04:21 Teatro de Bolso recebe “Ponciano – de amores – Furtado” neste final de semana
- 04/09/2025 16:29:43 Pessoas em situação de rua recebem suporte para retorno às suas cidades de origem
- 04/09/2025 15:57:20 Guarda Municipal leva o projeto Carinho Terapêutico a assistidos da Apae
1
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira