As inscrições para o X Seminário “Campos no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, que acontece na próxima quarta-feira (15), podem ser feitas até essa segunda-feira (14) meia noite (
AQUI). Este ano terá como tema “Garantir a proteção é urgente” e acontecerá no Teatro Municipal Trianon, a partir das 12h.
O seminário é uma realização da Prefeitura de Campos, através da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) e do Programa FortaleSer. Do meio-dia às 13h será o credenciamento. O seminário faz parte da programação da Campanha Nacional Maio Laranja, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes, marcado no dia 18 de maio.
A programação completa da campanha acontece entre os dias 13 e 18 com várias atividades alusivas ao Maio Laranja. A data foi instituída em memória da menina capixaba Araceli Cabrera Sánchez Crespo, assassinada em 1973, aos oito anos de idade.
Na programação do seminário estão palestras que vão abordar temas como, “A importância da informação como ferramenta para o enfrentamento da violência sexual infantil”, ministrada pela promotora de Tutela Coletiva da Infância e da Juventude de Campos, Anik Rebello Assed Machado; “O papel da Comissão em defesa dos direitos da criança”, ministrada pelo vereador e presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Criança da Câmara Municipal, Leon Gomes.
Também estarão participando o delegado da Polícia Federal, especialista em Crimes Cibernéticos, Clayton Bezerra, idealizador do Federal Kids, que vai falar sobre “Proteção da Criança e Adolescente frente às novas tecnologias”; a pediatra do Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), da Secretaria de Saúde, Laura Machado; e a coordenadora do Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança Vítima de Violência Sexual (CAAC), Alice Alves, que vão falar sobre o papel desses dois órgãos na garantia da proteção e saúde de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.
“Estamos trazendo temas muito atuais e que fazem parte do nosso cotidiano para estarmos mais informados e, assim, garantir a proteção de nossas crianças e adolescentes. A palestra do delegado Clayton Bezerra traz um tema muito atual, que é a inteligência artificial, tão presente entre nossas crianças. Precisamos protegê-las no ambiente digital também e esse tema vem ao encontro da Resolução 245, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), de 5 de abril deste ano, que aborda o ambiente digital”, informa a coordenadora do Programa FortaleSer, Valéria Peçanha.
Com o tema “Programa FortaleSer; Conselho Tutelar; CREAS e PSE formando multiplicadores. Garantir a Proteção da Criança e do Adolescente é urgente”, estarão participando a coordenadora do FortaleSer; a conselheira tutelar Manuelli Batista; a diretora de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), Rosangela Marvila; e a assistente social do Programa Saúde na Escola (PSE), Francelyne Levino. A mediação das palestras será feita pela pedagoga da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Lucienne Beatriz Oliveira Soares.
O presidente da FMIJ, Diego Augusto Rodrigues, falou sobre a importância do seminário. “O X Seminário Campos no Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é de extrema importância para a nossa sociedade. Garantir a proteção desses jovens é uma urgência que não pode ser ignorada. Participar desse evento é uma oportunidade de aprender, compartilhar e agir para criar um ambiente seguro e livre de violência sexual para nossas crianças e adolescentes. Juntos, podemos fazer a diferença e construir um futuro melhor”, afirma Diego.