Começa nesta segunda-feira (13) com uma caminhada na área central da cidade, a programação da Campanha Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, marcado no dia 18 de maio. Com o tema “Campos no Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: Garantir a Proteção é Urgente”, também será realizado dentro da programação X seminário, na quarta-feira (15). A programação segue até sexta-feira (18). A iniciativa é do Programa FortaleSer e Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ).
A caminhada será das 8h às 12h, na área central, com concentração na Praça Tiradentes, às 9h, em direção às tendas que estarão montadas no Largo da Imprensa, no Calçadão Boulevard Francisco de Paula Carneiro, onde haverá a participação da Guarda Mirim. “Haverá panfletagem e fixação de cartazes de 9h às 13h com a participação de representantes da Rede de Proteção Infanto-Juvenil do município”, informa Valéria.
Estarão participando as equipes do Programa FortaleSer/FMIJ; Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), da Secretaria de Saúde; Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) I, II, III; Conselhos Tutelares I ,II, III, IV e V; Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança Vítima de Violência Sexual (CAAC); Centro especializado de Atendimento à Mulher (CEAM); Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM); Programa Saúde na Escola (PSE) e segmentos da sociedade.
Neste dia, na parte da tarde, das 14h às 16h, haverá panfletagem e fixação de cartazes nas proximidades do Hospital Geral de Guarus (HGG) e Shopping Plaza, em Guarus, com a participação de representantes do Creas I; Conselho Tutelar I e II; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Também haverá panfletagem e fixação de cartazes em outros pontos na Avenida José Alves de Azevedo (Beira-Valão), nas proximidades do CDIP, na Conselheiro Otaviano, com as equipes do CDIP, do Conselho Tutelar III e do FortaleSER.
Ainda é grande o número de casos envolvendo violência sexual contra crianças e adolescentes em todo Brasil e, em Campos, também têm sido registrados vários casos, inclusive com óbito, como ocorreu em março deste ano com a pequena Sofia, de 6 anos, estuprada e morta. O objetivo da campanha é conscientizar a população, discutir o tema e mudar essa realidade com mais proteção às crianças e adolescentes.
A coordenadora do Programa FortaleSer, Valéria Peçanha, explica como será a campanha em Campos: “Será uma semana de sensibilização alusiva à Campanha Nacional de enfrentamento e combate à violência sexual de crianças e adolescentes, uma luta que não termina no dia 18, porque estamos, diariamente, tentando combater esse tipo de violência que deixa marcas em nossas crianças e adolescentes. Com essa campanha, queremos chamar a atenção de toda a sociedade para esse problema, que tem vitimado nossas crianças e adolescentes”, reforça Valéria Peçanha.
PROSSEGUE
Na terça-feira (14), das 9h às 11h, equipes estão divididas para panfletagem e fixação de cartazes alusivos à campanha em vários pontos do município como Goitacazes, nas proximidades da Igreja São Benedito, e Tocos, ambos na Baixada Campista, com a participação de representantes do Conselho V; Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); CREAS II; Peti. Também haverá equipes nas proximidades do CREAS III e da Rodoviária Roberto Silveira, ambos na Beira-Valão, no Centro; no Mercado Municipal e no Shopping Popular Michel Haddad (camelódromo) com a participação de representantes da Guarda Civil Municipal, CREAS III e Peti. À tarde, das 14h às 16h, a ação acontece na Rua Barão de Miracema, nas proximidades da DEAM e Conselho Tutelar IV com a participação de representantes do FortaleSer; DEAM e Conselho IV.
REDE DE PROTEÇÃO - O município de Campos possui um rede de proteção à criança e ao adolescente com o Programa FortaleSer/FMIJ, que completou 15 anos de assistência a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual em março e presta atendimento psicoterapêutico, social e psicopedagógico a usuários. O objetivo é minimizar traumas decorrentes da violência sofrida.
Campos também ganhou há dois anos e meio, o Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança Vítima de Violência Sexual (CAAC), que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), que oferece ambiente mais seguro e mais humano a crianças e adolescentes vítimas de violência. No local, as vítimas são atendidas por uma equipe multidisciplinar, entre assistente social, psicólogos, pediatras, médicos legistas e policiais civis, que fazem o registro de ocorrência. O serviço está ativo 24h por dia, de segunda a domingo.
O município conta, ainda, com núcleos do Conselho Tutelar; do CRAS e CREAS; do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista, que durante o ano promove o Dia Laranja sempre no dia 25; da Delegacia de Atendimento Especializado de Atendimento à Mulher (DEAM). O município conta ainda com CDIP e Peti. Vale ressaltar que, em caso de denúncia de violência contra crianças e adolescentes, a população tem à disposição o Disque 100, podendo ligar também para a Polícia Militar, através do 190. Denúncias também podem ser feitas nas delegacias e núcleos dos conselhos tutelares, além da Polícia rodoviária Federal, através do 191.