No dia 11 de maio do ano passado, o Hospital Ferreira Machado (HFM) realizou um marco importante: a inauguração de oito novos leitos na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP). Esta expansão foi uma resposta urgente ao aumento dos casos de pneumonia e bronquiolite em crianças do município, além da sobrecarga nos leitos de UTI-Pediátrica em redes pública e privada.
A reforma necessária foi realizada em apenas três dias, refletindo a urgência da situação. Com isso, a UTIP do HFM conta hoje com um total de 19 leitos, proporcionando um ambiente adequado para o tratamento intensivo de crianças em estado grave.
A ala pediátrica, localizada no 3º andar do HFM, foi equipada com monitores, berços-maca, poltronas de acompanhante, respiradores e outros equipamentos essenciais que foram adquiridos devido a revisão e renovação do parque tecnológico realizado pelo governo Wladimir Garotinho ao longo do ano de 2022.
A rápida reestruturação da UTIP foi possível graças ao empenho de uma equipe multidisciplinar composta por 20 profissionais de diferentes setores do hospital. Em menos de 24 horas após a inauguração dos novos leitos, mais 18 leitos clínicos de pediatria foram abertos no HFM, absorvendo pacientes das emergências do município.
O Prefeito Wladimir Garotinho, que acompanhou a inauguração em 2023, na oportunidade comentou sobre a importância dos esforços que foram realizados para a criação de novos leitos pediátricos.
“Com a ajuda incansável dos funcionários da FMS conseguimos concluir e entregar os oito novos leitos na UTIP do Hospital Ferreira Machado. Essa conquista reflete a importância da união de esforços para alcançar objetivos tão importantes como esse. Os oito novos leitos representam não apenas um aumento na capacidade de atendimento, mas sim, a oportunidade de salvar mais vidas”, ressaltou.
CUIDADO PEDIÁTRICO
O Secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano informou que a abertura de novos leitos pediátricos foi crucial diante da explosão de casos de síndrome respiratória aguda nas crianças.
“Continuo ressaltando a importância vital de manter o calendário de vacinação em dia. Convoco a população a levar suas crianças aos postos de saúde para receberem as vacinas necessárias. Manter o calendário de vacinação atualizado é fundamental para fortalecer a imunidade das crianças e protegê-las contra infecções respiratórias”, frisou.
- Tivemos que agir com rapidez devido à demanda crescente e à gravidade dos casos que estávamos enfrentando. Foi um desafio, mas conseguimos nos organizar e oferecer o melhor cuidado possível para nossos pacientes - enfatizou a fisioterapeuta da UTIP, Tereza Barbosa.
A dona de casa, Eduarda Alves Fernandes, compartilha sua experiência como mãe do João Matheus, um bebê de seis meses que está internado na UTIP II com dengue. “O atendimento que meu filho está recebendo é muito especial. Os profissionais aqui são excelentes e o carinho que eles têm pelo meu filho é incrível. Estamos quase prontos para ir para casa e só tenho a agradecer a cada um deles”, afirmou.
O superintendente do HFM, Arthur Borges, reforça a importância da segunda UTIP para o município. “A UTIP do HFM continua sendo um ponto crucial na rede de cuidados de saúde de Campos, oferecendo suporte vital para crianças em situações graves. Com uma equipe qualificada e equipamentos modernos, o hospital está comprometido em continuar proporcionando o melhor tratamento possível para os pequenos pacientes”, destacou.
REDE DE ATENDIMENTO
A equipe que atua nesse setor é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos. Dessa forma, todos os pacientes internados na UTIP têm acesso ao tratamento mais adequado para cada situação.
Campos também possui uma unidade exclusiva para atendimento em pediatria de emergência e urgência, que é a Clínica da Criança, e o Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Plantadores de Cana (HPC), que funcionam 24h e atendem crianças com idade entre 0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias.
A rede de emergência pediátrica conta ainda com três Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), que são a do Farol de São Tomé, Travessão e Ururaí, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).