Foi realizado no auditório da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), nesta quinta-feira (16), o 1º Seminário do Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança (CAAC), um evento marcante no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Com a presença do prefeito Wladimir Garotinho e da primeira-dama Tassiana Oliveira, o seminário reuniu especialistas e profissionais de diversas áreas para discutir estratégias de enfrentamento e prevenção desse grave problema social.
A iniciativa faz parte das ações do “Maio Laranja”, campanha nacional que visa conscientizar a população sobre a proteção infantojuvenil. O símbolo da campanha, a flor gérbera, representa a fragilidade e vulnerabilidade das crianças frente à violência. Durante o mês, a entrada do CAAC, localizado no Hospital Ferreira Machado (HFM), foi iluminada com a cor laranja, em alusão a campanha.
Durante o seminário, o prefeito Wladimir Garotinho ressaltou o esforço do governo municipal em implementar políticas públicas, mesmo em tempos de crise, como durante a pandemia.
“Nós entendemos a demanda e a necessidade e, junto com a Polícia Civil e o Ministério Público, implementamos o CAAC. Desde então, transformamos realidades e histórias, dando às crianças o apoio necessário para que elas possam superar os traumas de violência. Nossa cidade, hoje, pode se orgulhar de ser a segunda do Estado do Rio de Janeiro que implementou essa política pública, assim como estamos implementando várias outras em benefício das pessoas”, afirmou.
A primeira-dama, Tassiana Oliveira, enfatizou a necessidade de união entre as instituições para garantir um futuro seguro para as crianças.
“A sociedade precisa entender que o agressor não tem perfil padronizado. Ele pode estar em qualquer localidade, muitas vezes dentro de nossas casas. Precisamos estar atentos aos sinais para proteger e salvar nossas crianças,” declarou.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, que também estava presente na cerimônia, ressaltou a importância das políticas públicas voltadas à assistência das vítimas.
“Nosso governo está comprometido em assistir cada vez mais e melhor a nossa população. A violência contra crianças e adolescentes é uma estatística alta em todo o país e ocorre especialmente em áreas com menor desenvolvimento socioeconômico. Precisamos mobilizar a sociedade para conscientização e intervenções eficazes,” complementou.
Evento
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e superintendente do Hospital Ferreira Machado, Arthur Borges, destacou a evolução do CAAC desde sua criação.
“Hoje, o CAAC já é um órgão vivo e independente. Nosso objetivo agora é transformá-lo em um órgão preventivo, coletando dados e informações para agir de maneira proativa”, explicou.
Foto: Isabella Corrêa / Divulgação
A coordenadora do CAAC Campos, Alice Alves Farias, apresentou estatísticas alarmantes sobre a violência sexual infantojuvenil, ressaltando a prevalência de abusos intrafamiliares e as áreas de maior incidência no município. Ela também discutiu as ações do projeto “CAAC nas Escolas”, que busca expandir a rede de proteção através da conscientização nas unidades escolares.
O evento também contou com a participação do coral do HFM, que encantou os presentes, e uma citação de poesia sobre não ter medo do bicho-papão, reforçando a mensagem de segurança e proteção para as crianças. Todos os inscritos no seminário receberam certificados de participação, reconhecendo o esforço coletivo em abordar e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. O seminário foi encerrado com um coffee break.
Também participaram do seminário o coordenador regional da Polícia Técnico-Científica, Carlos Frederico, e o superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes.
CAAC nas Escolas
Em colaboração com o Programa Saúde na Escola (PSE), o projeto “CAAC nas Escolas” visa conscientizar e proteger crianças e adolescentes em todo o município. Esse programa é um exemplo do compromisso da administração municipal em ampliar a rede de proteção através da educação e da conscientização, formando um ambiente seguro e acolhedor nas escolas.
Resultados do CAAC
Desde a sua inauguração, o CAAC tem desempenhado um papel crucial na identificação e prevenção de casos de abuso, oferecendo um atendimento humanizado e multidisciplinar. Com mais de 533 atendimentos realizados desde 2021, a unidade, localizada no Hospital Ferreira Machado, oferece um espaço seguro e acolhedor para as vítimas de violência sexual. Os pacientes são atendidos por uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, psicólogos, pediatras, médicos legistas e policiais civis. Esses últimos fazem o registro de ocorrência. O serviço funciona 24 horas por dia, de segunda a segunda. O CAAC Campos é a segunda unidade do estado e a primeira instalada no interior.